Quem é você no QUIZ das habilidades?

14/12/2022

Durante dois meses, você pôde acompanhar conosco a série As habilidades do Futuro.

Nesse tempo, foram apresentadas as 10 habilidades mais exigidas para o mercado na próxima década, segundo o Fórum Econômico Mundial (2020).

Agora que você já conhece todas elas, que tal fazer um QUIZ e ver quais habilidades você demonstra aptidão e quais ainda precisa desenvolver?

O QUIZ das habilidades está dividido em 4 áreas que contemplam habilidades específicas, relacionadas a diferentes competências. Para realizar o QUIZ, você deve ler as afirmações referentes à área e marcar SIM para aquelas que você se identifica e NÃO para as que você acredita ainda não dispor. Após, dentro de cada área, contabilize em qual coluna (SIM ou NÃO) foi o seu maior número de marcação. Depois, leia o feedback correspondente à sua resposta. Vamos começar?!

Parabéns, você dispõe de uma boa capacidade analítica! Essa competência está atrelada às habilidades 1 (Pensamento analítico e inovação), 3 (Solução de problemas complexos), 4 (Pensamento crítico e análise) e 10 (Raciocínio, resolução de problemas e ideação). Tais habilidades desenvolvem a aptidão de autonomia, posicionamento crítico e ideação. No mundo do trabalho, essas são características importantes para que um projeto avance, para que um problema seja resolvido ou mesmo para expandir características de liderança. E se você quiser se especializar ainda mais, conheça os cursos do SESI/RS que trabalham essa área:

Você precisa ampliar sua capacidade analítica. Essa competência desenvolve habilidades importantes, como a autonomia, o posicionamento crítico e a ideação. No mundo do trabalho, essas são características importantes para que um projeto avance, para que um problema seja resolvido ou mesmo para expandir características de liderança. A capacidade analítica está atrelada às habilidades 1(Pensamento analítico e inovação), 3 (Solução de problemas complexos), 4 (Pensamento crítico e análise) e 10 (Raciocínio, resolução de problemas e ideação). Conheça como desenvolver cada uma dessas habilidades clicando sobre elas. E se você quiser se especializar ainda mais, conheça os cursos do SESI/RS que trabalham essa área:

Parabéns, você entende muito bem o conceito de criatividade e de originalidade! Essa competência está atrelada às habilidades 2 (Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem), 5 (Criatividade, originalidade e iniciativa), 8 (Design e programação de tecnologias) e 10 (Raciocínio, resolução de problemas e ideação). Aproveite para dar voz a essa habilidade: anote, compartilhe e coloque em prática suas ideias. Use essa habilidade para melhorar a competitividade dentro da empresa, facilitar a resolução de problemas, aumentar a produtividade, diminuir a procrastinação e inovar dentro da sua área ou setor. E se você quiser se especializar ainda mais, conheça os cursos do SESI/RS que trabalham essa área:

A sua percepção sobre o conceito de criatividade está muito atrelada ao senso comum. Isso significa que você precisa desenvolver sua capacidade criativa. Essa competência está atrelada às habilidades 2 (Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem), 5 (Criatividade, originalidade e iniciativa), 8 (Design e programação de tecnologias) e 10 (Raciocínio, resolução de problemas e ideação). A criatividade é algo que todos nós temos em menor ou maior medida. Ela não é um privilégio de poucos! Vamos mudar esse conceito e torna-se mais criativo? Conheça como desenvolver cada uma dessas habilidades clicando sobre elas. E se você quiser se especializar ainda mais, conheça os cursos do SESI/RS que trabalham essa área:

Parabéns, você consegue estabelecer uma relação coerente entre discurso e atitudes. Além disso, sabe a importância do trabalho em equipe, dos propósitos da organização e do seu papel no time. A competência interpessoal está atrelada às habilidades 6 (Liderança e influência social) e 9 (Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade). Desenvolver tais características permite que você se torne mais resiliente diante de problemas e flexível e engajado com relação ao trabalho em equipe, porém, sem perder a autenticidade. E se você quiser se especializar ainda mais, conheça os cursos do SESI/RS que trabalham essa área:

Sua competência interpessoal pode ser desenvolvida. Saber trabalhar em equipe, receber críticas e ter atitudes compatíveis com o discurso são características importantes tanto para crescer profissionalmente quanto para ter um ambiente de trabalho mais saudável e harmônico. A competência interpessoal está atrelada às habilidades 6 (Liderança e influência social) e 9 (Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade). Quer desenvolver essas habilidades, mas sem perder a autenticidade? Conheça cada uma dessas habilidades clicando sobre elas. E se você quiser se especializar ainda mais, conheça os cursos do SESI/RS que trabalham essa área:

Parabéns, você tem afinidade com a tecnologia e sabe usá-la a seu favor. No mundo contemporâneo, a tecnologia está intrinsecamente relacionada com os avanços do mercado de trabalho, por isso, essa competência é bem importante. As habilidades que estão atreladas à tecnologia são a 7 (Uso, monitoramento e controle de tecnologias) e a 8 (Design e programação de tecnologias). Detê-las permite que você esteja atento às inovações tecnológicas e faça uso delas no seu ambiente profissional e pessoal, melhorando seu desempenho e destacando-se. E se você quiser se especializar ainda mais, conheça os cursos do SESI/RS que trabalham essa área:

Sua afinidade com a tecnologia pode ser desenvolvida. Você pode aprender a usá-la a seu favor. No mundo contemporâneo, a tecnologia está intrinsecamente relacionada com os avanços do mercado de trabalho, por isso, essa competência é bem importante. As habilidades que estão atreladas à tecnologia são a 7 (Uso, monitoramento e controle de tecnologias) e a 8 (Design e programação de tecnologias). Conheça como desenvolver cada uma dessas habilidades clicando sobre elas. E se você quiser se especializar ainda mais, conheça os cursos do SESI/RS que trabalham essa área:

 

Autoria: Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação. Arte: Giselle Buchholz da Costa, Designer Gráfico. Atualmente integram a equipe da Gerência de Serviços Digitais do SESI/RS.

5 comments on “Quem é você no QUIZ das habilidades?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.