Aprendizagem ativa: entenda e aplique esse conceito

30/11/2022

A aprendizagem ativa é uma expressão utilizada, principalmente no campo da educação, para sinalizar um conjunto de práticas e metodologias de ensino que colocam o aluno como centro do processo de ensino- aprendizagem.

Nesse viés metodológico, é o próprio aluno que constrói a sua caminhada de conhecimento a partir de diferentes buscas ativas pela aprendizagem. Assim, o papel do professor torna-se mais orientador do processo do que detentor do conhecimento, e o aluno aprende a apreender.

Mas você deve estar se perguntando: o que a aprendizagem ativa tem a ver com o ambiente de trabalho? A resposta é: tudo! Quando aprendemos a apreender, não precisamos ficar horas e horas estudando e decorando um conteúdo.

O uso de metodologias ativas na educação não foi criado do nada. Ele deriva de inúmeras pesquisas que demonstram que, quando o aluno é protagonista do seu conhecimento, ele se torna mais autônomo e mais produtivo. Além disso, é capaz de apreender muito mais sobre o conteúdo estudado e em menos tempo.

As pesquisas também observam que o aluno de um ambiente educacional ativo consegue demonstrar as habilidades desenvolvidas em diferentes áreas da sua vida, como o trabalho.

É por isso que esse tipo de educação tem sido tendência na atualidade. Entretanto, se você, assim como 90% dos trabalhadores que estão hoje no mercado de trabalho, não teve uma educação baseada em metodologias ativas e entende que não está sendo protagonista do seu conhecimento, a ideia é achar estratégias para desenvolver essa habilidade, se tornar mais autônomo, reter mais conhecimentos e ser mais produtivo.

Se você não se percebe tão autônomo em relação ao seu conhecimento, aproveita estas dicas para desenvolver estratégias de aprendizagem ativa. São 3 técnicas para reter conhecimentos e 3 Apps para te auxiliar nesse processo.

Hoje, mais do que nunca, as empresas buscam profissionais que tenham a capacidade de perceber espaços para melhoria contínua em seu currículo e atuação. Não somente perceber essas lacunas, mas agir para preenchê-las.

Como afirma a Firjan SENAI (2021), levantamentos feitos com RHs de grandes empresas mostram o valor atribuído ao desejo de aprender e adaptabilidade. É preciso ir além da formação específica e compreender processos como um todo.

Isso se reflete, também, no papel de gestores e lideranças. O líder não é mais aquele que detém todas as respostas, e não se deve esperar dele o apontamento de um caminho para o aperfeiçoamento. Essa consciência e proatividade devem partir do liderado.

Agora que você conheceu estratégias para ser mais autônomo em relação ao seu conhecimento e pôde refletir sobre a importância da aprendizagem ativa, você deve estar pensando em investir mais na sua formação, não é? Os cursos do SESI/RS podem ajudar!

Conheça nossos cursos:

Conheça todos os cursos!

 

Autoria: Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação, e Bruno Schwartzhaupt, Mestre em Linguística Aplicada. Arte: Giselle Buchholz da Costa, Designer Gráfico. Atualmente integram a equipe da Gerência de Serviços Digitais do SESI/RS.

3 comments on “Aprendizagem ativa: entenda e aplique esse conceito

  • Leonidas Junior says:

    Eu tenho quase 60 mais eu desejava ainda de aprender muito. Tenho uma sede de conhecimento, para mim no Brasil existe uma grande preconceito quando chegamos a essa idade e muitos pensam que nós transformamos incapazes de realizar sonhos, ou de continuar de desenvolvendo e aperfeiçoando nos ideais parece que somos excluídos. O Brasil é muito preconceituosos o que voçes tem para essa idade e qual o conselho para fazer os cursos?

    Reply
    • Cursos do SESI-RS says:

      Oi, Leonidas! Que bom que você gostou! Ficamos muito felizes com o seu comentário! Que tal aproveitar a oportunidade de aprender mais com os cursos do SESI-RS? Clique aqui e conheça!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.