IA – o que o futuro reserva?

28/02/2023

Para entender mais sobre o futuro da IA, abordaremos, nesta última postagem da série IA na prática, sobre como será o mercado de trabalho com o avanço da IA, bem como as futuras profissões que podem ser criadas a partir da sua utilização.

O mercado de trabalho futuro será significativamente afetado pelo avanço da IA, e as mudanças serão sentidas em vários setores e profissões. Algumas das principais tendências que podem surgir, de acordo com o ChatGPT, incluem:

  1. Automatização de tarefas repetitivas: tarefas repetitivas, como classificação de documentos, análise de dados e respostas a perguntas simples, podem ser automatizadas com o uso da IA.
  2. Crescimento da demanda por habilidades em tecnologia e análise de dados: à medida que mais empresas adotam a IA, haverá uma demanda crescente por profissionais com habilidades em tecnologia, ciência de dados e análise de dados. Essas habilidades serão cada vez mais valorizadas em muitas indústrias.
  3. Desenvolvimento de novas profissões: a IA pode criar novas oportunidades de emprego em áreas como desenvolvimento de software de IA, gestão de dados e análise de dados. Também podem surgir novas profissões em áreas como cuidados de saúde, educação e serviços financeiros.
  4. Maior ênfase em habilidades interpessoais: habilidades interpessoais, como empatia, comunicação e colaboração, podem se tornar mais importantes no mercado de trabalho à medida que a IA assume mais tarefas rotineiras e repetitivas. Os trabalhadores que possuem habilidades humanas e emocionais podem ser mais valorizados no futuro.
  5. Possibilidade de desigualdades socioeconômicas: embora a IA possa criar novas oportunidades de emprego e melhorar a eficiência em muitos setores, também pode aprofundar as desigualdades socioeconômicas. É importante que empresas e governos trabalhem para garantir que o acesso à tecnologia e as oportunidades de emprego sejam equitativos e justos.

Em resumo, o mercado de trabalho futuro com o avanço da IA será caracterizado por mudanças significativas e é importante que empresas e trabalhadores estejam preparados para essas mudanças e saibam como se adaptar a elas.

(Texto gerado pelo ChatGPT com a curadoria dos autores) 

LEIA MAIS

Profissões do futuro

 

Com a transformação do mercado, podemos imaginar profissões que ainda não existem ou não foram reconhecidas como tal. O exercício é rico e muito interessante e, para isso, pedimos novamente a ajuda da Inteligência Artificial. Confira abaixo a lista – será que você um dia irá se candidatar a uma dessas vagas?

 

  1. Especialista em Ética de IA: à medida que a IA é cada vez mais incorporada em diversas áreas, a necessidade de especialistas em ética de IA também cresce, para garantir que a tecnologia seja usada de maneira responsável e segura.
  2. Desenvolvedor de robôs: com a crescente adoção de robôs em tarefas repetitivas e perigosas, a demanda por profissionais especializados em robótica também aumenta. Esses profissionais projetam, desenvolvem e mantêm robôs para uma ampla variedade de aplicações.
  3. Especialista em integração de IA: com a integração da IA em muitas áreas de negócios, há uma crescente necessidade de profissionais que possam integrar essas tecnologias com sistemas existentes e garantir que eles funcionem em conjunto de forma eficiente.
  4. Arquiteto de dados: com a IA tornando-se cada vez mais sofisticada, a coleta, organização e análise de grandes conjuntos de dados se torna fundamental. O arquiteto de dados trabalha para garantir que os dados sejam coletados de maneira eficaz, organizados de forma coerente e que possam ser usados para treinar sistemas de IA.
  5. Designer de interação homem-máquina: à medida que a IA é cada vez mais incorporada em produtos e serviços, a experiência do usuário torna-se uma consideração crítica. Os designers de interação homem-máquina trabalham para garantir que a tecnologia possa ser usada com facilidade e eficiência pelos usuários.
  6. Especialista em automação de processos: com a IA, a automação se torna cada vez mais comum, e a demanda por profissionais que possam automatizar processos também aumenta. Esses profissionais são responsáveis por identificar tarefas que podem ser automatizadas e criar soluções para tornar os processos mais eficientes.

(Texto gerado pelo ChatGPT com a curadoria dos autores)

 

Como podemos observar, o impacto da IA é o de tornar tarefas e processos mais ágeis, sempre se aliando à atuação humana para avanços no trabalho. As ferramentas são incorporadas para complementar e aprimorar, não para substituir. Assim, as relações e o conhecimento especializado humanos são determinantes e indispensáveis para a obtenção dos melhores resultados.

Para garantir o avanço eficiente e seguro da IA, empresas e governos devem trabalhar em conjunto, a fim de garantir acessibilidade, transparência, privacidade, segurança, educação e treinamento, minimizando, com isso, os impactos negativos que ocasionalmente podem ser gerados pela tecnologia à sociedade.

Chegamos ao fim da série IA na prática. Esperamos ter proporcionado a você uma visão geral do que é a IA, como ela está mudando o mundo e como ela pode ser aplicada em diferentes áreas. 

Desejamos que, a partir do conteúdo que apresentamos, você tenha insights de como melhorar sua produtividade e aprimorar suas habilidades através das novas tecnologias. Para você se preparar ainda mais para o mundo do trabalho moderno, siga acompanhando nosso blog  e conheça os cursos do SESI/RS! 

 

Autoria: Bruno Schwartzhaupt, Mestre em Linguística Aplicada, e Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação. Atualmente integram a equipe da Gerência de Serviços Digitais do SESI/RS.

 

* O texto foi desenvolvido em colaboração com a ferramenta de Inteligência Artificial ChatGPT, da empresa OpenAI. 

 

12 comments on “IA – o que o futuro reserva?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.