IA: criatividade sem limite

27/02/2023

A criação de imagens utilizando Inteligência Artificial é a temática da nossa postagem de hoje na série dos Cursos do SESI/RS, IA na prática. Vamos aprender sobre o Midjourney e o BlueWillow, duas ferramentas que ajudarão a expandir o seu processo criativo.

Você que está nos acompanhando provavelmente reparou nas fascinantes imagens que aparecem nos textos e e-mails da série IA na prática, a exemplo da que vemos acima. Sabia que todas foram criadas utilizando Inteligência Artificial? A partir dos comandos certos, podemos obter resultados incríveis.

Para entendermos o que são as ferramentas, pedimos a ajuda do ChatGPT, que nos será muito útil no conteúdo deste texto.

 

Midjourney e BlueWillow: mais criatividade com a IA

O Midjourney é uma plataforma que utiliza técnicas de deep learning para gerar imagens realistas a partir de descrições textuais. Para utilizar essa ferramenta, basta fornecer uma descrição textual da imagem que se deseja criar, e o Midjourney se encarregará de gerar uma imagem correspondente. Essa plataforma pode ser usada para diversas aplicações, como geração de arte, criação de personagens para jogos, entre outras.

Já o BlueWillow é uma ferramenta de edição de imagens que utiliza Inteligência Artificial para facilitar o trabalho de designers e editores de imagens. Essa ferramenta permite a aplicação de diversos efeitos em uma imagem de forma automatizada, como ajuste de cores, remoção de objetos indesejados, entre outros. Além disso, o BlueWillow também permite a criação de imagens a partir de esboços, utilizando redes neurais para gerar uma imagem realista a partir de um desenho simples.

Ambas as ferramentas podem ser muito úteis para profissionais que trabalham com imagens, pois permitem criá-las de forma rápida e eficiente, além de possibilitar a geração de resultados criativos e inovadores. No entanto, é importante ressaltar que o uso de Inteligência Artificial para criação de imagens ainda está em constante evolução, e é importante estar ciente das limitações e desafios dessa tecnologia.

(Texto gerado pelo ChatGPT com a curadoria dos autores)

A exemplo do que já mostramos anteriormente no caso do ChatGPT, os melhores resultados no trabalho com IA são obtidos quando conseguimos descrever de forma precisa o que estamos buscando. Para criar prompts mais assertivos no Midjourney e BlueWillow, siga os seguintes passos:

  1. Defina claramente o objetivo da imagem que se deseja criar: é importante ter em mente qual a finalidade da imagem e quais elementos são necessários para alcançar esse objetivo.
  2. Utilize uma linguagem clara e objetiva: ao descrever a imagem que se deseja criar, é importante usar uma linguagem clara e objetiva, evitando ambiguidades e expressões vagas.
  3. Seja específico sobre os detalhes da imagem: quanto mais específico for o prompt, mais preciso será o resultado obtido pelas ferramentas. É importante incluir detalhes como cores, texturas, formas e outras características relevantes.
  4. Use referências visuais para ilustrar o que se deseja: incluir referências visuais, como imagens de exemplo ou desenhos, pode ajudar a clarificar o que se espera do resultado final.
  5. Considere as limitações e possibilidades das ferramentas: é importante ter em mente e considerar que as ferramentas de Inteligência Artificial ainda têm limitações e podem não ser capazes de gerar resultados perfeitos.

(Texto gerado pelo ChatGPT com a curadoria dos autores)

IA na prática: exemplos de criação de imagem

Para que possamos ilustrar o potencial das ferramentas, trazemos a seguir dois exemplos de criação de imagem, obtidos a partir de instruções adequadas. Enquanto você lê a descrição, tente imaginar como seria essa imagem…

Como resultado da descrição que você acaba de ler, temos, a partir da programação no Midjourney, o seguinte:

 

LEIA MAIS

IA: o que é? Para que serve?

ChatGPT: 6 dicas para se comunicar melhor com a IA

IA: trabalho inteligente, rotina produtiva

 

A seguir, apresentamos um exemplo de descrição e resultado obtido com a IA do BlueWillow.

Como é possível perceber, são inúmeras as possibilidades criativas permitidas no uso dessas duas ferramentas, cujo segredo para o uso eficiente é o conhecimento e o detalhamento da descrição. A dica é explorar!

– ChatGPT, convide o leitor a continuar acompanhando a série sobre IA dos Cursos do SESI/RS.

– Com certeza! Se você se interessa por Inteligência Artificial e quer continuar aprendendo mais sobre o tema, não deixe de acompanhar a série dos Cursos do SESI/RS! Em nossos posts, você vai desbravar o universo da IA,conhecer as principais tendências e aplicações dessa tecnologia, além de ficar por dentro de tudo o que está acontecendo nesse campo que é cada vez mais relevante para o mundo atual. Não perca a oportunidade de se aprofundar nesse assunto tão fascinante!

Autoria: Giselle Buchholz da Costa, Marceli Tessmer Blank e Bruno Schwartzhaupt. Atualmente integram a equipe da Gerência de Serviços Digitais do SESI/RS.

* O texto e as imagens foram desenvolvidos em colaboração com as ferramentas de Inteligência Artificial ChatGPT, Midjourney e BlueWillow.

6 comments on “IA: criatividade sem limite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.