IA: o que é e para que serve?

22/02/2023

Nas últimas semanas, as notícias sobre o ChatGPT balançaram as estruturas de diferentes segmentos a nível mundial. Mas você sabia que essa ferramenta é somente uma ponta de um iceberg gigantesco de oportunidade que a Inteligência Artificial (IA) pode nos oferecer? 

Foi para entender como a IA pode alavancar nossa carreira, aumentar nossa produtividade, diminuir tarefas e agregar valor à nossa vida que nós, dos Cursos do SESI/RS, preparamos esta série de 5 artigos sobre Inteligência Artificial

A IA tem sido cada vez mais presente em nossas vidas e em diversos setores da economia, como indústria, comércio, serviços, saúde. Por isso, entender sobre ela se torna fundamental para quem busca se destacar em sua carreira e se manter atualizado em um mercado de constante evolução. 

Acompanhe conosco a postagem de conteúdo diário, acione o modo download, delete todos os seus preconceitos por tecnologia e faça o update das aprendizagens no trabalho, vida acadêmica e social. Aplique a IA na prática e cresça pessoal e profissionalmente com o uso dessa tecnologia!  

 

IA: Do surgimento à ascensão  

Em 1950, quando Isaac Asimov lançou o livro Eu, Robô – que serviu como fonte para o filme homônimo protagonizado por Will Smith – o mundo ficou fascinado pela ideia central da história: uma sociedade em que robôs são parte comum da vida humana, desempenhando papéis críticos em muitos aspectos do cotidiano. 

Sucesso de vendas, o livro não somente despertou nos leitores o desejo quase cético pelas máquinas como também aguçou a curiosidade de centenas de cientistas, que se deixaram levar pela infinidade de possibilidades por trás dessas (nem tão estranhas) ‘criaturas’ que hoje já permeiam amistosamente, e não mais ficcionalmente, entre nós, humanos.  

De lá para cá a imersão das máquinas na nossa sociedade só aumentou. A Inteligência Artificial, por exemplo, está presente na nossa casa, nas ruas, no nosso trabalho, na vida acadêmica, no nosso meio de locomoção e comunicação.  

Por isso, não podemos ignorar a sua existência! Pelo contrário, quanto mais sabemos a respeito da IA, mais utilizamos ela a nosso favor.  

Para provar a dimensão do que estamos falando, resolvemos pedir a colaboração da própria IA na escrita desta série, para que ela nos conte a sua história entre os humanos. O objetivo é desmitificar o uso inalcançável dessa tecnologia, bem como mostrar que é impossível viver sem ela daqui para frente.  

 

A própria máquina desvenda o conceito 

Perguntamos ao ChatGPT (uma IA cujo conceito abordaremos na próxima postagem) como podemos definir a Inteligência Artificial.

A Inteligência Artificial é uma área de estudo da tecnologia que visa criar máquinas capazes de pensar e agir como humanos. Em 1956, um grupo de cientistas e matemáticos se reuniram na Dartmouth Conference para discutir a possibilidade de criar máquinas inteligentes. Esse evento é considerado o marco inicial da era moderna da inteligência artificial. 

Desde então, a Inteligência Artificial tem evoluído rapidamente, com avanços significativos na área da aprendizagem de máquinas, processamento de linguagem natural e reconhecimento de imagens. Hoje, a inteligência artificial está presente em muitos aspectos de nossas vidas, desde assistentes de voz e reconhecimento facial até sistemas de tradução automática e veículos autônomos. 

(Texto gerado pelo ChatGPT com a curadoria dos autores) 

 

A seguir, a ferramenta lista alguns exemplos práticos de tarefas, produtos e atividades do nosso dia a dia que fazem uso da IA: 

  1. Reconhecimento de voz e fala (Amazon Transcribe, Google Speech-to-Text, Nuance Dragon); 
  2. Tradução automática de idiomas (Google Translate, Microsoft Translator, DeepL, Systran); 
  3. Sistemas de assistente virtual (Siri, Alexa); 
  4. Análise de sentimentos em dados sociais (IBM Watson Natural Language Understanding, Amazon Comprehend, Clarabridge, Aylien); 
  5. Classificação de imagens e visão computacional(Amazon Rekognition, Google Cloud Vision API, Clarifai, Microsoft Azure Computer Vision); 
  6. Recomendações de produtos de acordo com perfil do cliente (Netflix, Amazon); 
  7. Detecção de fraudes e segurança cibernética (IBM Trusteer, Amazon GuardDuty, Fortinet); 
  8. Diagnóstico médico e análise de imagens médicas (Google Health, Arterys, Enlitic, Aidoc); 
  9. Previsão de vendas, análise de dados de mercado e chatbots para atendimento ao cliente (UiPath, Salesforce Einstein, Microsoft Dynamics 365 Sales Insights, Tableau, SAS Analytics); 
  10. Direção autônoma de veículos (Tesla, Autopilot, Uber ATG, Cruise, Baidu Apollo). 

(Texto gerado pelo ChatGPT com a curadoria dos autores) 

 

Acompanhe a nossa série IA na prática e continue descobrindo como tirar o melhor proveito desse recurso revolucionário. Vamos trazer muitas dicas para que a ferramenta de IA trabalhe a seu favor, tornando seu trabalho e estudos mais ágeis, produtivos e eficazes. 

 

Autoria: Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação, e Bruno Schwartzhaupt, Mestre em Linguística Aplicada. Atualmente integram a equipe da Gerência de Serviços Digitais do SESI/RS. 

* O texto foi desenvolvido em colaboração com a ferramenta de Inteligência Artificial ChatGPT, da empresa OpenAI. 

30 comments on “IA: o que é e para que serve?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.