ChatGPT: aprenda o que é e como usar

23/02/2023

Ontem iniciamos a nova série dos Cursos do SESI/RS: IA na prática. Na postagem de hoje, você vai entender melhor o que é o ChatGPT e ter 6 dicas poderosas para se comunicar melhor com esse recurso revolucionário. Assim, você irá obter os melhores resultados para que a ferramenta faça a diferença na sua rotina pessoal e profissional. 

O que é esse tal de ChatGPT? Pedimos que ele explicasse “de forma descontraída”… 

Deixa eu explicar. O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. Ele usa tecnologia de aprendizado de máquina para gerar respostas em linguagem natural. Em outras palavras, ele é um robozinho que fala como a gente e entende o que a gente diz

E o legal é que ele é uma verdadeira revolução na área de IA. Por quê? Porque o ChatGPT é capaz de gerar textos coerentes e com sentido a partir de uma conversa com os usuários. Ele pode aprender a partir do que a gente fala e criar respostas cada vez mais precisas e eficientes. 

Pensa só: isso pode ser uma mão na roda em diversas situações, desde atendimento ao cliente até produção de conteúdo. Com o ChatGPT, os sistemas de atendimento podem oferecer um atendimento mais personalizado, e as empresas de mídia e publicidade podem produzir textos em grande quantidade e com alta qualidade.  

(Texto gerado pelo ChatGPT com a curadoria dos autores)

 

Dentre vários adjetivos que poderíamos usar para descrevê-lo, o ChatGPT é um recordista: a ferramenta atingiu 1 milhão de usuários em apenas cinco dias a partir do seu lançamento (Yahoo, 2023), além de 100 milhões de usuários em dois meses, algo inédito na história da internet, mesmo se a compararmos às grandes redes sociais (Olhar Digital, 2023). Esses números evidenciam que estamos diante de algo com potencial para impactar significativamente a rotina de todos. 

Quando pensamos simplesmente em uma “ferramenta geradora de texto”, temos uma perspectiva limitada do que o ChatGPT é capaz de fazer. Para além das tarefas mais óbvias de produção, correção, interpretação e tradução de texto, a IA tem a capacidade de nos auxiliar com planejamento, organização, tomada de decisão, estudos, entre diversas outras atividades complexas. É como se dispuséssemos de um conselheiro extremamente sábio com quem podemos conversar por chat. Tudo o que precisamos é saber explicar o nosso problema – e ele vai até aprender conosco. 

Podemos exemplificar com um caso bastante concreto: explicamos ao ChatGPT o contexto em que nosso blog se insere e pedimos dicas sobre como estruturar esta série que estamos entregando para você – e gostamos muito das respostas. A partir de informações que nós fornecemos, relacionadas ao público que acessa os cursos e o blog do SESI, a ferramenta sugeriu tópicos para a escrita de conteúdo, tamanho ideal dos textos, a frequência com que deveriam ser postados, possíveis títulos, forma de divulgação. 

Cabe salientar, entretanto, que o olhar humano segue indispensável, principalmente antes da divulgação dos conteúdos gerados pela ferramenta, pois a IA tem limitações e pode, em determinadas ocasiões, responder de forma imprecisa. 

Agora, considere: de que forma o ChatGPT pode ajudar você no seu trabalho? E nos seus estudos, ele pode fazer alguma diferença? Certamente há muitas possibilidades, e você não vai querer ficar para trás. 

Para começar a usar o ChatGPT, um passo fundamental é saber dar os comandos ou fazer as perguntas de forma clara para a IA, atingindo, assim, os resultados esperados. No entanto, conseguir isso pode ser mais difícil do que parece. Por essa razão, preste atenção nas 6 dicas abaixo. Elas são essenciais para uma comunicação mais assertiva com a IA. 

 

Domine o ChatGPT: 6 dicas para se comunicar melhor com a IA  

O ChatGPT é uma ferramenta poderosa de inteligência artificial que pode ajudar a melhorar a sua performance no trabalho e fazer você se destacar na sua empresa. No entanto, para obter os melhores resultados, é importante fazer perguntas de forma clara e contextualizada. Aqui estão seis dicas para fazer perguntas ao ChatGPT de forma eficaz. 

  1. Seja específico: ao fazer uma pergunta, seja o mais específico possível. Isso ajudará o ChatGPT a entender exatamente o que você está procurando. 
  2. Forneça contexto: ao fazer uma pergunta, forneça contexto suficiente para que o ChatGPT possa entender a situação em que você está. Isso permitirá que o ChatGPT forneça respostas mais precisas e relevantes. 
  3. Use uma linguagem simples: evite usar jargões e termos técnicos que possam confundir o ChatGPT. Use uma linguagem simples e direta para que ele possa entender facilmente a sua pergunta. 
  4. Evite perguntas de sim ou não: evite fazer perguntas que possam ser respondidas com sim ou não. Em vez disso, faça perguntas abertas que permitam ao ChatGPT fornecer respostas mais detalhadas e úteis. 
  5. Organize as janelas de conversa: ao usar o ChatGPT, é importante manter cada conversa focada em um único assunto. Perguntas sobre assuntos diferentes em uma mesma conversa podem confundir a IA e resultar em respostas imprecisas ou irrelevantes. É melhor iniciar uma nova conversa para cada assunto diferente, permitindo que o ChatGPT se concentre em cada questão separadamente.
  6. Insista nas instruções: se a primeira resposta não atender às suas expectativas, não desista. Em vez disso, insista nas instruções e forneça mais informações para ajudar o ChatGPT a entender melhor a sua pergunta. Quanto mais informações você fornecer, mais precisas serão as respostas. Lembre-se de que o ChatGPT está sempre aprendendo e evoluindo, então, quanto mais informações você fornecer, mais ele será capaz de ajudá-lo.

 

ChatGPT

(Texto gerado pelo ChatGPT com a curadoria dos autores)

 

– ChatGPT, convide o leitor a continuar acompanhando a série sobre IA dos Cursos do SESI/RS. 

– Com certeza! Se você se interessa por Inteligência Artificial e quer continuar aprendendo mais sobre o tema, não deixe de acompanhar a série dos Cursos do SESI/RS! Em nossos posts, você vai desbravar o universo da IA, conhecer as principais tendências e aplicações dessa tecnologia, além de ficar por dentro de tudo o que está acontecendo nesse campo que é cada vez mais relevante para o mundo atual. Não perca a oportunidade de se aprofundar nesse assunto tão fascinante! 

 

Autoria: Bruno Schwartzhaupt, Mestre em Linguística Aplicada, e Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação. Atualmente integram a equipe da Gerência de Serviços Digitais do SESI/RS. 

* O texto foi desenvolvido em colaboração com a ferramenta de Inteligência Artificial ChatGPT, da empresa OpenAI. 

 

26 comments on “ChatGPT: aprenda o que é e como usar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.