Educação e trabalho em 2022: retrospectiva e perspectivas

22/12/2022

Certamente você já ouviu ou leu manchetes como estas: “Metade das pessoas que criam metas de Ano-Novo desiste antes do Carnaval” (Portal R7, 2020); “Pesquisa revela que 52% dos brasileiros não se planejam para o futuro” (Previnorte, c2022). E você, faz parte dessas estatísticas? Que tal entrar 2023 por dentro de tudo o está acontecendo no mundo do trabalho?

Pensando em ajudar você nessa tarefa, o blog dos cursos do SESI/RS organizou uma retrospectiva sobre trabalho e educação em 2022, trazendo um Ano-Novo repleto de perspectivas. Acompanhe e planeje-se!

Educação: consolidação do online

A maneira como brasileiros buscam conhecimento e se qualificam continuou se modificando em 2022, possivelmente pela tendência do mercado.  Após a pandemia, era grande a expectativa pelo retorno à educação presencial, o que não aconteceu.

Ao contrário, dados mostram a consolidação do ensino a distância no pós-pandemia. O último Censo da Educação Superior (INEP, 2022) mostrou que, após o número de ingressos em cursos a distância ultrapassar o de presenciais em 2020, no ano passado, a diferença aumentou, com 62,8% de inícios EAD contra 37,2% presenciais.

No meio deste ano, o levantamento do evento Think with Google Education (Pense a Educação com o Google) mostrou o crescimento do interesse do brasileiro em cursos online, havendo maior interesse em cursos livres (29%) sobre outros tipos de formação, como graduação e cursos preparatórios, por exemplo.

A propósito, você conhece os cursos EAD do SESI/RS? Qualifique seu currículo com mais de 40 cursos em uma plataforma ágil com recursos interativos. Clique e saiba mais.

Esses dados evidenciam um cenário de transformação do ensino e de oportunidades na área, com a expansão de plataformas de ensino EAD e o crescente número de professores atuando no formato, inclusive, de forma autônoma.

Trabalho: as profissões em alta

Se você está de olho em uma oportunidade de trabalho para o próximo ano, é hora de conhecer as profissões que tiveram maior demanda em 2022. De acordo com o LinkedIn (2022), o destaque foi, mais uma vez, para a tecnologia.

10ª Analista de desenvolvimento de sistemas;

9ª Cientista de dados;

8ª UX;

7ª Engenheiro de machine learning;

6ª Gestor de tráfego;

5ª Representante de desenvolvimento de negócios;

4ª Especialista em cibersegurança;

3ª Engenheiro de dados;

2ª Engenheiro de confiabilidade de sites;

1ª Recrutador especializado em tecnologia.

2022 com novas tendências no e de trabalho

Além do protagonismo da tecnologia, 2022 também foi o ano de consolidar novas tendências no mercado de trabalho. Discussões sobre diversidade, soft skills, liderança inspiradora, sustentabilidade, inclusão, equidade de gênero e racial nunca estiveram tão presentes no mundo corporativo.

A exemplo do que ocorreu com a educação, impulsionados pelo período de adaptação ao isolamento social, novos modelos de trabalho também se consolidaram neste ano: home office, escritórios coworking, anywhere office são algumas das tendências que fizeram parte do mercado profissional em 2022. Em especial, destaca-se a adesão ao trabalho híbrido: em levantamento realizado pelo Google (2022), o formato é considerado “a nova realidade do país” para 56% dos profissionais entrevistados, além de ter sua adoção tomada como definitiva por 85% das empresas que utilizam o modelo.

LEIA MAIS

Você está preparado(a)?

Essas novas perspectivas trazem desafios para os candidatos a vagas de trabalho em 2023. Para se destacar entre os concorrentes e garantir acesso às melhores empresas e cargos, você precisa:

  • praticar a aprendizagem ativa e conhecer os meios para preencher as lacunas do seu currículo;
  • ampliar habilidades comportamentais;
  • estar atualizado nas discussões que incluem temáticas amplas sobre diversidade e saber utilizá-las a favor do crescimento da empresa;
  • conhecer e adaptar-se aos novos modelos de trabalho;
  • associar todo esse conhecimento ao uso da tecnologia.

Sim, são muitos os desafios impostos, especialmente neste contexto de transformação pós-pandemia. Mas não há motivo para pânico. Estamos aqui para ajudar com essa reflexão, para que você não fique para trás em 2023. Você já estabeleceu suas metas profissionais para o ano que vem? De que maneira pretende cumpri-las?

Essa consciência é o primeiro passo para evitar entrar para a estatística e abandonar seus planos antes do carnaval. Reserve um momento nas próximas semanas para cuidar das suas metas e dar, pelo menos, pequenos passos na direção delas durante o período de férias. Acompanhe os conteúdos do nosso blog para continuar por dentro das tendências do mundo da educação e do trabalho. Faça os cursos do SESI/RS e qualifique seu currículo com conteúdos elaborados para preparar você para as demandas atuais.

 

 

Autoria: Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação, e Bruno Schwartzhaupt, Mestre em Linguística Aplicada. Atualmente integram a equipe da Gerência de Serviços Digitais do SESI/RS.

 

 

 

 

 

One comment on “Educação e trabalho em 2022: retrospectiva e perspectivas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.