Cursos do SESI/RS lança a série: As habilidades do futuro

28/09/2022

Em 2020, o Fórum Econômico Mundial estabeleceu as características necessárias aos profissionais da nova década, as habilidades do futuro. Essas habilidades, ou soft skills, abarcam as novas demandas sociais, o modo de vida da sociedade contemporânea e as novas perspectivas de trabalho. São elas as responsáveis pelo novo paradigma que se inicia, capaz de equilibrar pesos até então desproporcionais: máquinas e mentes.  Mas o que fazer para aprender as habilidades de um futuro que já começou?

Os novos paradigmas e as habilidades do futuro (presente) do trabalho

A pandemia da COVID-19 modificou para sempre o modo de enxergarmos o mundo, as relações sociais, o meio ambiente etc. A tecnologia nunca se fez tão presente e necessária, mas a condição humana de ser e viver também deixou a sua marca. Esse cenário deu início a um novo paradigma, capaz de equilibrar pesos até então desproporcionais: máquinas e mentes.

Coincidentemente, tanto a tecnologia quanto a capacidade humana de jogar com as diferentes emoções em diferentes contextos já tinham sido consideradas, em 2020, pelo Fórum Econômico Mundial, temáticas fundamentais para a geração das habilidades necessárias ao profissional do futuro.

Nesse sentido, a pandemia só confirmou o que já foi antecipado pelo Fórum há 2 anos, ou seja, de que as transformações previstas para a sociedade da próxima década não são somente de ordem tecnológica, mas também de ordem mental humana. Será essa a adaptação necessária para que a humanidade possa se desenvolver social e economicamente, gerar recursos capazes de promover uma vida mais digna, sustentável, longínqua e prazerosa a cada cidadão. Mas será que estamos preparados para tamanho desafio?

Série: As habilidades do futuro

Foi com o objetivo de redefinir essas mudanças no mundo do trabalho que o Fórum Econômico Mundial, em 2020, por meio do Relatório dos Empregos do futuro, estabeleceu as habilidades do futuro.  Essas habilidades, mais conhecidas como soft skills, contemplam as novas demandas sociais, o modo de vida da sociedade contemporânea e as novas perspectivas de trabalho.

Além disso, o documento do Fórum Econômico Mundial salienta a necessidade de formação desses profissionais, uma vez que a análise do mercado de trabalho atual entende ser precária a mão de obra trabalhadora detentora de tais habilidades. Isso porque o futuro (presente) do trabalho prevê líderes e profissionais de alta performance, que possuam habilidades específicas, e não somente de ordem técnica, para gerir e desenvolver uma nova estrutura econômica fundamentada também no princípio da coletividade humana.

Habilidades do futuro

Leia mais:

 

Autora: Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação. Atualmente integra a equipe da gerência de Serviços Digitais do SESI/RS.

3 comments on “Cursos do SESI/RS lança a série: As habilidades do futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.