Soft skills e hard skills: o que são e porque elas se destacam no meio profissional?

15/02/2022

O significado social do trabalho sempre foi exaltado na sociedade moderna. Talvez seja por essa razão que somos, desde pequenos, motivados a pensar no que seremos quando crescer. Com isso, planejamos e imaginamos o mundo adulto sempre vinculado ao mercado de trabalho e aos desafios promovidos por ele.
Ainda que para alguns, a concepção de trabalho remeta à obrigação, ou seja, somente à ótica do sustento; para outros, representa a possibilidade de se desenvolver em prol de algo que acredita. É essa relação entre trabalho e sucesso que faz da dinâmica profissional contemporânea uma aliada ao desenvolvimento de carreira e ao surgimento de novas profissões, promovendo a diversidade, a criatividade e a preparação de profissionais habilitados para desafios em diferentes áreas.

A sua carreira começa pelo desempenho do seu trabalho

Se você acredita no trabalho que desempenha, já tem meio caminho andado. Atrelar nossas experiências culturais e sociais, bem como nossos conhecimentos técnicos ao desempenho profissional, é garantia de desenvolvimento de carreira. A expressão carpe diem foi citada pelo poeta Horácio (65 a.C. — 8 a.C.) em uma Ode e significa, em tradução livre, aproveitar o dia e o agora.  Em um mundo cada vez mais entrelaçado, a carpe diem do século XXI é, com certeza, alinhar carreira ao desenvolvimento pessoal, a fim de desempenhar, de forma consistente, os diversos papéis atribuídos a cada um de nós na sociedade.
Todas as pessoas possuem aptidões naturais e habilidades técnicas que são desenvolvidas ou adquiridas ao longo da vida. Nesse contexto, destacam-se as competências profissionais que são denominadas de soft skills e hard skills. 

O que são soft skills e hard skills? 

As soft skills são as características pessoais dos talentos do futuro, porque incluem as habilidades interpessoais e a capacidade de ver o todo de um problema sob diversos ângulos. Por isso, são tendências fortes nas empresas nos últimos anos. As soft skills não são habilidades técnicas, mas sim atributos pessoais que auxiliam as pessoas a enfrentarem os desafios diários e a aprimorarem suas relações sociais. São exemplos de soft skills: a ética, a resiliência e a capacidade analítica. 
Já as hard skills são competências técnicas que os trabalhadores adquirem por meio de treinamentos, leituras ou cursos. Servem para preencher os requisitos de um determinado cargo ou profissão. Entre elas estão a gestão de projetos, gestão de pessoas e o desenvolvimento de softwares, por exemplo. 

Trilhando o sucesso 

Estar preparado para desempenhar o seu melhor papel é o caminho para trilhar o sucesso! O desenvolvimento da carreira começa em você e se expande para o seu talento. É a união do sucesso pessoal e profissional! É o carpe diem da era moderna!

O SESI/RS possui um vasto portfólio de cursos para ajudar nesse processo de desenvolvimento de carreira.

Confira abaixo e escolha o seu!

Marketing Pessoal e Profissional
Gestão do tempo
Soft Skills para o futuro do trabalho
Comunicação Interpessoal no ambiente de trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.