Em 2020, o Fórum Econômico Mundial estabeleceu as características necessárias aos profissionais da nova década, as habilidades do futuro. Essas habilidades, ou soft skills, abarcam as novas demandas sociais, o modo de vida da sociedade contemporânea e as novas perspectivas de trabalho. São elas as responsáveis pelo novo paradigma que se inicia, capaz de equilibrar pesos até então desproporcionais: máquinas e mentes. Mas o que fazer para aprender as habilidades de um futuro que já começou?
A pandemia da COVID-19 modificou para sempre o modo de enxergarmos o mundo, as relações sociais, o meio ambiente etc. A tecnologia nunca se fez tão presente e necessária, mas a condição humana de ser e viver também deixou a sua marca. Esse cenário deu início a um novo paradigma, capaz de equilibrar pesos até então desproporcionais: máquinas e mentes.
Coincidentemente, tanto a tecnologia quanto a capacidade humana de jogar com as diferentes emoções em diferentes contextos já tinham sido consideradas, em 2020, pelo Fórum Econômico Mundial, temáticas fundamentais para a geração das habilidades necessárias ao profissional do futuro.
Nesse sentido, a pandemia só confirmou o que já foi antecipado pelo Fórum há 2 anos, ou seja, de que as transformações previstas para a sociedade da próxima década não são somente de ordem tecnológica, mas também de ordem mental humana. Será essa a adaptação necessária para que a humanidade possa se desenvolver social e economicamente, gerar recursos capazes de promover uma vida mais digna, sustentável, longínqua e prazerosa a cada cidadão. Mas será que estamos preparados para tamanho desafio?
Foi com o objetivo de redefinir essas mudanças no mundo do trabalho que o Fórum Econômico Mundial, em 2020, por meio do Relatório dos Empregos do futuro, estabeleceu as habilidades do futuro. Essas habilidades, mais conhecidas como soft skills, contemplam as novas demandas sociais, o modo de vida da sociedade contemporânea e as novas perspectivas de trabalho.
Além disso, o documento do Fórum Econômico Mundial salienta a necessidade de formação desses profissionais, uma vez que a análise do mercado de trabalho atual entende ser precária a mão de obra trabalhadora detentora de tais habilidades. Isso porque o futuro (presente) do trabalho prevê líderes e profissionais de alta performance, que possuam habilidades específicas, e não somente de ordem técnica, para gerir e desenvolver uma nova estrutura econômica fundamentada também no princípio da coletividade humana.
Leia mais:
Autora: Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação. Atualmente integra a equipe da gerência de Serviços Digitais do SESI/RS.
3 comments on “Cursos do SESI/RS lança a série: As habilidades do futuro”
Adorei a inciativa do Sesi/RS.
Bom dia:
Aonde visualizo a 10ª habilidade? Já foi publicada?
No aguardo.
Att.
Simone Zanini – Ecomet
Olá Simone, acabamos de publicar no nosso blog.