Networking: a chave para o seu sucesso em 6 dicas

18/05/2023

Como anda o seu networking?

Não, não estamos falando da sua conexão de internet. Na verdade, o assunto desta postagem é uma habilidade que tem o poder de ser determinante para o seu sucesso profissional.

Conheça agora três qualidades de quem desenvolve seu networking e descubra seis dicas para desbloquear essa chave para o crescimento.

Personagem da série de televisão How I Met Your Mother (2005).

Networking diz respeito à sua habilidade de criar e cultivar conexões profissionais, formando, assim, uma rede – ou network. Esse conceito vai além de simplesmente estar conectado a várias pessoas no LinkedIn. Estamos falando, aqui, da rede composta por relacionamentos significativos, que nos abrem portas, ampliam nossa capacidade de atingir resultados e diversificam o nosso conhecimento.

Se você entende o que o networking tem a ver com esses aspectos e como ele influencia o seu sucesso, e se atua diariamente para desenvolver a sua rede, você dispõe de um superpoder. Caso isso não esteja claro, vamos explicar neste texto, além de compartilhar valiosas dicas.

Networking: acesso a oportunidades profissionais

O primeiro aspecto impactado pelo networking, e talvez o mais óbvio, é o da abertura de portas para oportunidades de trabalho. Sabemos que oportunidades “não caem do céu”, mas elas podem chegar mais rapidamente e de forma mais sólida para quem tem contatos e consegue se estabelecer como uma referência.

Um estudo realizado em 2021 pela consultoria Robert Half em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) mostrou que a indicação é um dos três principais fatores considerados por recrutadores, colocado com a maior relevância por 33% deles. Isso significa que, ao ser recomendado por alguém de confiança dentro da rede de contatos, você certamente ganha uma vantagem competitiva no processo seletivo.

Além de abrir portas para vagas que podem ser perfeitas para você em qualquer fase da sua carreira, uma rede de contatos robusta pode, também, conduzir a parcerias para viabilizar empreendimentos próprios. Seja para abrir o seu negócio, desenvolver um projeto inovador ou expandir sua atuação profissional, ter uma rede de contatos diversificada pode ser a chave para tirar o seu sonho do papel.

Potencialize seus recursos com uma rede de networking efetiva

“Não se preocupe. Eu conheço um cara que consegue isso pra gente.” Essa é uma fala típica do personagem Barney Stinson (foto), figurão do hit de comédia How I Met Your Mother (2005). Embora tenha seus métodos escusos e histórias exageradas, Barney é muito bem-sucedido, com uma rede de contatos invejável. Uma de suas marcas é a de que, por mais específico que seja um problema, ele sempre tem o contato de um especialista que pode ajudá-lo com a questão.

Esse exemplo serve para nos mostrar que networking não é só sobre ser lembrado: é, também, sobre ter alguém de quem lembrar, na hora certa. Quantas vezes nos deparamos com situações em que pensamos “quem será que sabe fazer isso?”, ou mesmo “seria bom ter um amigo em tal profissão”, não é?

Quando conseguimos desenvolver a nossa rede, nossa capacidade de resolver problemas e atingir resultados é potencializada. Temos mais contatos de especialistas em diversos assuntos, consequentemente, mais recursos e, muitas vezes, mais favores para “cobrar”.

Diversifique sua rede de contatos para expandir seu conhecimento

Networking também não é apenas sobre quantas pessoas você conhece, mas sim sobre a qualidade e, especialmente, a diversidade dessas conexões. Quando nos conectamos com pessoas de diferentes áreas, backgrounds e experiências, expandimos nossos horizontes e adquirimos novas perspectivas. Com essa diversificação do nosso conhecimento, temos mais repertório, somos mais criativos, além de estarmos mais bem preparados para os desafios e oportunidades que surgem em nossa carreira.

Além disso, ao estabelecer conexões com pessoas que possuem diferentes formações e interesses, você terá acesso a informações e tendências que talvez não estivessem em seu radar. Isso é especialmente relevante em um mundo em constante evolução, onde a atualização e a adaptação são essenciais. Através da sua rede, você pode ficar por dentro das últimas novidades, descobrir oportunidades emergentes e antecipar mudanças no mundo do trabalho.

 

Leia mais:

 

Aprenda como desenvolver sua rede de contatos com 6 dicas

Agora que os poderes do networking estão mais claros, vamos a algumas dicas importantíssimas para você também desenvolver a sua rede de contatos:

  1. Seja curioso e engajado. Nunca subestime uma potencial conexão. Mesmo aquela pessoa que trabalha com algo muito distante da sua área pode ser um contato importante um dia. Esteja aberto a conhecer novas pessoas e demonstrar interesse genuíno por suas histórias e experiências. Lembre-se: o networking não é apenas sobre você, mas também sobre estabelecer conexões verdadeiras.
  2. Participe de eventos e conferências. Esteja presente em eventos do seu setor de atuação, bem como (por que não?) nos de outras áreas na qual você tem interesse. Essas são ótimas oportunidades para conhecer profissionais inspiradores e ampliar seu círculo de contatos. Nesse contexto, é importante não perder a oportunidade de se fazer ouvir – assim, você descobre mais sobre as pessoas, testa seus conhecimentos e é lembrado mais facilmente.
  3. Utilize as redes sociais. Crie um perfil atraente no LinkedIn, compartilhe conteúdo relevante e participe de discussões. Use o site para se conectar com pessoas do seu campo de interesse. Caso algum conteúdo sobre o seu trabalho possa ser postado em outras redes como o Instagram, por que não compartilhar? Você pode descobrir que algum dos seus seguidores trabalha com algo semelhante, relevante para você, ou fazer com que ele lembre de você quando precisar de um profissional com o seu conhecimento.
  4. Valorize os momentos “off”. É compreensível que muitas pessoas prefiram se desconectar do trabalho quando têm a chance. Mas aquele almoço com colegas no intervalo e aquele jantar da firma a que você tem preguiça de ir, podem aproximar você de colegas distantes no contexto do dia a dia de trabalho com os quais você tem muito para compartilhar, mas não sabe. As conversas em contexto informal – que não devem ser sempre sobre o trabalho, é claro – podem proporcionar insights valiosos. Busque participar desses momentos, quando possível.
  5. Esteja disposto a ajudar. Networking é uma via de mão dupla. Esteja disposto a ajudar as pessoas da sua rede quando possível, oferecendo conselhos, compartilhando informações relevantes e disponibilizando sua agenda. Ao ser uma fonte de suporte e valor para os outros, você fortalece os laços e constrói relacionamentos duradouros.
  6. Lembre-se de ser você mesmo. Nessas oportunidades de desenvolver sua rede, evite tentar impressionar os outros ou forçar conexões. Não tente parecer uma pessoa diferente do que você é, nem tome o espaço de outras pessoas para tentar ter mais visibilidade que elas. Busque ouvir as pessoas com atenção e responda-as com honestidade. As melhores conexões são construídas com interações sinceras e naturais.

Agora que você conhece as qualidades de quem desenvolve o networking e possui valiosas dicas para expandir sua rede de contatos, chegou a hora de colocar isso em prática. “Aceite o desafio”, abrace as oportunidades de fortalecer sua rede e aproveite os benefícios que o networking pode proporcionar à sua carreira!

E para alavancar a sua carreira ainda mais, você precisa conhecer os Cursos do SESI-RS! Confira os últimos lançamentos:

resiliencia  chatgpt   liderança

 

Autor: Bruno Schwartzhaupt, Mestre em Linguística Aplicada. Revisor e criador de conteúdo na Gerência de Serviços Digitais do SESI-RS.

 

inscreva-se

6 comments on “Networking: a chave para o seu sucesso em 6 dicas

  • joice.lara03@gmail.com says:

    Amei o conteúdo, estou em.uma fase buscando conhecimento, saindo da minha sona de conformo e pesquisando o significado da palavra e deparo que a qualidade desse conteúdo me ajudou muito e sem dúvida vai alavancar minha profissão.

    Reply
    • Cursos do SESI-RS says:

      Oi, Joice! Que bom que você gostou! Ficamos muito felizes com o seu comentário! Que tal aproveitar a oportunidade de aprender mais com os cursos do SESI-RS? Clique aqui e conheça!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.