A arte da resiliência

14/04/2023

Resiliência: habilidade fundamental

A resiliência é uma habilidade fundamental para enfrentar adversidades, se recuperar de fracassos e lidar com situações estressantes. Ser resiliente em um mundo cheio de obstáculos pode parecer uma tarefa desafiadora.

As mudanças constantes, as crises econômicas e sociais, a instabilidade política e ambiental podem nos levar ao limite e nos deixar desanimados e desesperançosos. No entanto, é importante lembrar que a espécie humana é condicionada a aprender a ser resiliente. Desde os primeiros dias de vida, somos expostos a situações desafiadoras que nos forçam a desenvolver a habilidade de lidar com a adversidade.

Para a ciência, a resiliência pode ser estudada e compreendida por meio de diferentes perspectivas. Você pode ser resiliente se consegue adaptar-se às adversidades com saúde mental e sabedoria; é resiliente se utiliza das adversidades como desafios para superar seus próprios limites; ou se consegue transformar os desfavoráveis contextos sociais ligados à sua história em oportunidades de crescimento. Algumas pessoas consideram a resiliência como um traço de personalidade; outras, no entanto, entendem a resiliência como uma estratégia da qual lançam mão em uma determinada situação específica.

Apesar das diferentes visões, um ponto é comum entre essas reflexões:

 

a resiliência é uma habilidade fundamental para as relações sociais, e ela pode e deve ser desenvolvida e/ou praticada em qualquer etapa das nossas vidas.

 

Autoconhecimento e autoconfiança: peças-chaves para a resiliência

É preciso autoconhecimento e autoconfiança para desenvolver a resiliência. Quando entendemos que somos capazes de enfrentar adversidades, compreendemos a melhor maneira de se posicionar perante elas. É por isso que a resiliência auxilia no nosso crescimento como um todo.

Embora a sociedade exija que sejamos resilientes, muitas vezes ela mesma nos coloca em situações que nos tornam menos resilientes. Vivemos em um mundo cada vez mais acelerado e competitivo, no qual a pressão por resultados imediatos e a necessidade de estar sempre conectado podem levar ao estresse e à ansiedade.

Esses fatores acabam por afetar negativamente nossa capacidade de lidar com situações adversas, tornando-nos menos resilientes. Por exemplo, quando alguém perde o emprego ou é recém-formado, a pressão da sociedade para encontrar rapidamente uma (nova) colocação pode aumentar o estresse e a ansiedade, resultando em problemas para lidar com a situação. Além disso, a falta de suporte emocional pode dificultar a inserção, a recuperação ou a reinvenção do indivíduo.

O cinema é um dos lugares onde melhor visualizamos exemplos sobre a importância de ser resiliente e sobre o quanto desenvolver essa habilidade transforma uma história ou uma vida. Quem nunca se inspirou ou torceu pela vitória de algum desses personagens?

Resiliência: desenvolvendo essa habilidade do futuro (atual)

Nós já sabemos que a resiliência é uma das habilidades exigidas pelo mercado de trabalho atual e futuro como característica do profissional de alta performance. Por isso, entender algumas atitudes que certamente auxiliarão no desenvolvimento da resiliência faz-se fundamental. Preste atenção nestas dicas e as inclua na sua vida:

  1. Pratique a autoconsciência e pense positivo: conhecer seus pontos fortes e fracos, seus limites e suas emoções permitirá que você desenvolva estratégias para lidar com as situações difíceis e com os desafios.
  2. Encontre formas saudáveis ​​de lidar com o estresse: identificar maneiras saudáveis ​​de lidar com o estresse, como praticar exercícios físicos, meditação ou outras atividades relaxantes, auxiliam a lidar com a tensão.
  3. Desenvolva sua capacidade de resolução de problemas e seja flexível: aprender a enfrentar os problemas de maneira sistemática é fundamental para vencer o desafio. Além disso, ser flexível pode ajudá-lo a lidar com mudanças inesperadas e a superar obstáculos.

Agora, preste atenção a mais esta dica: se você quer aprender mais sobre essa habilidade tão importante, faça o curso Resiliência: competência essencial para o mundo do trabalho! do SESI-RS. Nele, você aprenderá sobre o que é ser resiliente, as características de um profissional resiliente, além de receber dicas para praticar essa habilidade no trabalho e na vida pessoal. Clique aqui e matricule-se agora mesmo!

Autoria: Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação. Atualmente integra a equipe da Gerência de Serviços Digitais do SESI-RS.

inscreva-se

 

 

8 comments on “A arte da resiliência

  • CACILDA COSTHA PARANHOS says:

    PARABENS, SOU GRATA PELA OPORTUNIDADE DE ACESSARA ESTE ARTIGO EXCELENTE, SOU PROFESSORA UNIVERSITARIA E SEMPRE UTILIZO EM MINHAS AULAS TEXTOS, SEMPRE DE GRANDE QUALIDADE, APRESENTADOS PELO SESI.

    Reply
  • Parabéns para equipe SESI, eu estou muito satisfeito por ler estas informações que recebi, me identifiquei com o assunto e bem elaborado e fácil de intender, resiliência eu não tinha conhecimento e agora pude pensar o quanto tenho a aprender muito obrigado por trazer esta informação inspiradora.

    Reply
    • Cursos do SESI-RS says:

      Oi, Maicon! Que bom que você gostou! Ficamos muito felizes com o seu comentário! Que tal aproveitar a oportunidade de aprender mais com os cursos do SESI-RS? Clique aqui e conheça!

      Reply
  • Maria da Graça says:

    Agradeço os artigos interessantes , li e gostei muito
    Sou proprietária de escola infantil e acho muito importante Essas informações

    Reply
    • Cursos do SESI-RS says:

      Oi, Maria da Graça! Que bom que o conteúdo foi útil pra você. Ficamos muito felizes com o seu comentário! Você já conhece os Cursos do SESI-RS? Clica aqui e dá uma olhada!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.