Liderança na Era da IA: 3 características interpessoais essenciais

12/04/2024

A Inteligência Artificial está avançando rapidamente, assumindo tarefas técnicas e analíticas do nosso dia a dia no trabalho. Nesse contexto, a liderança por trás das equipes precisa desenvolver habilidades interpessoais para construir um ambiente de trabalho cada vez mais colaborativo, produtivo e adaptável, onde a IA e os seres humanos possam trabalhar juntos de forma eficaz.

Assim, esse entendimento tem se tornado cada vez mais evidente. Personalidades relevantes no meio da tecnologia, como Marcelo Ciasca (CEO da Stefanini, empresa multinacional de TI), reforçam que, diante de tantos avanços na Inteligência Artificial, um(a) líder precisa, mais do que nunca, usar suas habilidades mais humanas para guiar sua equipe: “Habilidades interpessoais, como comunicação eficaz, empatia, resolução de conflitos e capacidade de inspirar, são tão cruciais quanto as competências técnicas. Líderes devem ser exemplos na resolução eficiente de desafios humanos e de temas complexos dentro do ambiente de trabalho”.

Dessa forma, torna-se indispensável entender por que líderes devem ter essas habilidades bem desenvolvidas e de que forma elas impactam o ambiente de trabalho nesse novo contexto em que estamos vivendo. Vamos lá?

 

LEIA MAIS: 

Liderança: atitudes que fazem a diferença 

Conexão líder-equipe: descubra como produzir! 

O poder de uma liderança inspiradora 

 

  • Comunicação eficaz e empatia:  

Essa habilidade é importante para que todos, no ambiente profissional, compreendam o papel da IA. Assim, o(a) líder deve esclarecer as dúvidas da equipe e construir com eles, a partir de uma comunicação eficaz, a confiança de que a IA pode e deve ser uma grande aliada no trabalho. Outro ponto importante é que essa comunicação deve ser feita com empatia, de forma que o(a) líder realmente consiga compreender os medos e as inseguranças da equipe em meio a tantas mudanças, encontrando a melhor forma de eliminar ruídos sobre esse assunto.
 

  • Resolução de conflitos:  

Em um ambiente em constante mudança por causa da IA, conflitos como questões éticas, dificuldade de adaptação e problemas na própria colaboração entre os membros da equipe são bastante comuns. Nessas situações, líderes devem ter boa capacidade de resolução de conflitos para intervir de forma justa para todos e eficiente, buscando manter um ambiente de trabalho colaborativo e harmônico.
 

  • Capacidade de inspirar: 

Os avanços diários da IA são capazes de proporcionar inovação para o mundo do trabalho. Nesse contexto, o(a) líder deve ser capaz de inspirar sua equipe a se adaptar e prosperar com esses avanços. Para isso, os membros da equipe devem ser motivados a entender e adotar a tecnologia como ferramenta de crescimento, criando um ambiente favorável à aprendizagem e à criatividade.

 

Como vimos, as habilidades interpessoais são ferramentas essenciais para o sucesso de líderes no contexto de avanços da IA. Ao desenvolvê-las, é possível construir um ambiente de trabalho positivo, produtivo e engajado, onde todos se sentem confiantes, valorizados e inspirados.

 

Agora, para ajudar você a desenvolver essas habilidades tão importantes, o SESI-RS tem a sugestão ideal: a trilha “Eu líder e a equipe”, nosso lançamento mais recente.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a perceber como é importante ter habilidades interpessoais bem desenvolvidas quando se é líder, especialmente com todas as mudanças que estamos vivendo agora na Era da Inteligência Artificial. 😉

 

Referências

CIASCA, Marcelo. Resoluções corporativas: como deve ser a mentalidade do líder em 2024? Forbes, São Paulo, 15 jan. 2024. Forbes Collab. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-collab/2024/01/resolucoes-corporativas-como-deve-ser-a-mentalidade-do-lider-em-2024/.

 

Autora: Joanne de Bittencourt Fraga. Mestre em Linguística – Gramática e Significação. Revisora e criadora de conteúdo na Gerência de Serviços Digitais do SESI-RS.  

Alguns trechos foram escritos com o apoio do Google Gemini e do Web-Search.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.