Liderança: atitudes que fazem a diferença

30/11/2022

Você sabe por que grandes personalidades mundiais como Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Steve Jobs e Ellen Johnson Sirleaf servem de referência para uma gestão de sucesso? Foram as atitudes inspiradoras que transformaram essas personalidades em líderes reconhecidos mundialmente.

 

Inspirar pessoas diferentes a atingir um bem comum  

O modo de pensar, agir e viver de cada um é a base das construções sociais. Buscamos nos aproximar daqueles que pensam e agem como nós, estreitando nossas relações a partir de ideias, raciocínios e juízos de valores compatíveis com os nossos.  

Nesse sentido, a natureza humana nos consolida como uma espécie baseada na diversidade.  Para além do DNA, que nos faz únicos, somos diferentes no modo de pensarmos, de agirmos, de nos relacionarmos. A heterogeneidade de pensamento, de cultura, de relações, de etnias faz parte da formação da nossa sociedade e a presenciamos no dia a dia, seja no trabalho, na família ou no nosso círculo social.  

Dentre esses espaços, o mundo do trabalho é aquele em que a diversidade fica mais saliente, mas também é nesse ambiente que menos temos controle da nossa atuação sobre a diversidade. 

Nesse cenário é que a liderança faz toda a diferença, não só porque trabalhar com times de alta performance exige a diversidade de ideias e de pensamentos, como também porque a heterogeneidade favorece a aprendizagem. Porém, como um líder pode inspirar pessoas tão diferentes a atingir um bem comum, ou seja, um mesmo propósito corporativo, por exemplo? 

 

Aprender a inspirar usando a liderança 

Liderar é um processo de construção pessoal e coletivo. Exige o desenvolvimento de diferentes habilidades que estão associadas ao mundo social, cultural e econômico ao qual estamos vinculados. Por outro lado, exige também autoconhecimento, gestão de emoções e de competências comportamentais que sirvam de espelho à equipe liderada, que é heterogênea em sua essência.  

De acordo com a agência de consultoria Great Place to Work, ter à frente dos negócios lideranças inspiradoras, que saibam entregar não somente o trabalho técnico, mas também tratar de questões contemporâneas, como diversidade, sustentabilidade e saúde mental, é a preocupação de 42% das empresas em 2022. Também para este ano, o desenvolvimento dessas atitudes pelos líderes é destacado pela Forbes como tendência de liderança.  

Utilizar a liderança para inspirar pessoas em um contexto de diversidade é um processo contínuo de aprendizagem e resiliência. A exemplo de grandes personalidades, são as atitudes de um líder que darão suporte para o alcance de um bem comum por parte de seus liderados.  

 

Ser líder é ter atitudes que façam a diferença 

Você está por dentro de quais atitudes é preciso ter para inspirar e liderar? Pois saiba que liderança inspiradora também se aprende. Esteja aberto a essa aprendizagem e seja inspiração para a sua equipe. Acesse aqui.

Com 76 anos de experiência na promoção de saúde e bem-estar da indústria e de toda a comunidade, o SESI/RS quer inspirar você a fazer a diferença na sua liderança. Matricule-se aqui no curso Liderança: atitudes que fazem a diferença. Nele, você aprenderá técnicas para desenvolver competências e habilidades que fazem parte da liderança do século XXI.  EAD tem que ser no SESI/RS! 

 

Autoria: Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação. Atualmente integra a equipe da Gerência de Serviços Digitais do SESI/RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.