O poder de uma liderança inspiradora

2/12/2021

Ao longo de nossa vida profissional, encontramos líderes que nos inspiram e motivam de tal forma que fazer parte de suas equipes torna-se uma honra. Apesar de todos os desafios inerentes a qualquer profissão, os grandes líderes ressaltam a diferença entre trabalhar em uma equipe e colaborar em uma equipe.

 

Lideranças integradoras

As lideranças inspiradoras estimulam um senso de pertencimento em suas equipes, capaz de gerar uma ligação de respeito, valorização e confiança. Esse vínculo desperta, naturalmente, o orgulho de “vestir a camisa” da organização, uma vez que nos sentimos pertencentes a ela. Como todos temos a necessidade de nos sentirmos pertencentes a uma comunidade ao longo de nossas vidas, quando nos sentimos valorizados na organização, também a valorizamos, certo?

Segundo Martins e Busse (2017), em um mercado competitivo como o da atualidade, o papel do líder tornou-se fundamental, uma vez que ele tem a capacidade de levar alguém a cooperar espontaneamente, a fim de alcançar objetivos estabelecidos. Nesse sentido, motivar os colaboradores e, sobretudo, mantê-los estimulados e comprometidos é um dos maiores desafios das lideranças. Portanto, esses profissionais são fundamentais para o crescimento de uma organização.

A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE LIDERANÇA

Líderes inspiradores comunicam-se assertivamente, uma vez que estabelecem um diálogo simples, objetivo e compreensível com sua equipe. A comunicação eficiente é essencial, pois a liderança está constantemente delegando tarefas, estabelecendo metas ou prioridades e transmitindo informações importantes para o bom desempenho das atividades. Dessa forma, quando a liderança se comunica com eficiência, ela tem a capacidade de influenciar as pessoas.

Para Violin (2003), lidar com a diversidade de comportamentos e motivações humanas é uma tarefa que exige percepção apurada e grande capacidade. O líder precisa estar sensível o bastante para compreender que cada um de seus liderados tem necessidades e características diferentes. Portanto, o papel do líder é essencial nas empresas para que essas atinjam seus objetivos e para que tudo corra bem. Além disso, é fundamental que as metas e os objetivos da organização sejam claros e que haja comprometimento de todos os envolvidos.

Para saber mais sobre lideranças inspiradoras e sua importância nas organizações, conheça o curso Liderança: atitudes que fazem a diferença, que estará disponível em breve no portal de cursos do SESI/RS, no endereço https://educacaocontinuada.sesirs.org.br/search.  Aguardamos vocês para estudar sobre um dos temas mais importantes para o crescimento de um profissional que deseja inspirar suas equipes.

A OPORTUNIDADE DO DESENVOLVIMENTO CONTINUO 

O SESI, por meio de suas soluções em educação, oferece um amplo portfólio para desenvolvimento pessoal e capacitação de equipes em diversos assuntos. São opções de cursos nas modalidades EAD e in company.   

Saiba mais sobre a educação continuada do SESI. Acesse www.educacaocontinuada.sesirs.org.br

Luciane Alves Branco Martins
Doutoranda em Letras (PUCRS). Mestra em Letras (PUCRS). Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Espanhola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.