3 dicas práticas e 2 ferramentas úteis para manter o foco no trabalho

21/03/2024

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, onde as informações são disseminadas 24 horas por dia e as distrações estão a apenas um clique de distância.  

Diante disso, torna-se evidente que essa constante conexão pode ser um grande obstáculo para o nosso cotidiano. Isso acontece porque as notificações constantes, as redes sociais e a infinidade de informações disponíveis online podem facilmente nos desviar das nossas tarefas no trabalho, prejudicando significativamente a nossa produtividade. 

Para driblar essas distrações, é fundamental manter o foco no trabalho. No entanto, sabemos que muitas vezes é difícil saber exatamente o que fazer para alcançar esse objetivo. Por isso, separamos 3 dicas práticas e 2 ferramentas úteis para ajudar você a manter o foco no trabalho, tornando-se mais produtivo(a).

 

Dicas para manter o foco no trabalho:

 

1. Defina metas claras e objetivos específicos:  

comece o seu dia com uma lista de tarefas ordenada por prioridade, definindo prazos realistas para cada uma delas. Ao organizar o seu dia de trabalho previamente, você consegue esboçar um panorama do que deve ser feito e gerenciar o seu tempo para realizar as tarefas. 

 

2. Faça pausas regulares:

a cada, mais ou menos, 1 hora de trabalho, faça uma breve pausa para se alongar e movimentar o seu corpo. Aproveite também para descansar um pouco a sua mente e a sua visão. Ao fazer isso, você irá aumentar a sua energia e a sua disposição, conseguindo manter o foco na sua produtividade.

 

3. Elimine as distrações:

desligue as notificações do celular, feche abas desnecessárias do navegador e encontre um ambiente silencioso para trabalhar. Se houver barulho em seu ambiente de trabalho, experimente usar fones de ouvido com som de ruído branco ou marrom – eles irão abafar os sons externos, ajudando você a manter a concentração no seu trabalho.

LEIA MAIS 

Ferramentas para manter o foco:

1. Forest: disponível para smartphones, esse aplicativo ajuda você a manter o foco bloqueando o acesso a outros aplicativos e sites durante um período determinado. Ele funciona da seguinte forma: você planta uma árvore virtual, que cresce e pode se transformar em uma floresta se você mantiver sua concentração. Além de ser visualmente atraente e ter um sistema de recompensa, o aplicativo também emite relatórios de produtividade para você identificar como pode melhorar seu foco e sua produtividade.

2. Focus Keeper: disponível para smartphones e navegadores, o Focus Keeper ajuda você a gerenciar seu tempo usando a Técnica Pomodoro. Essa técnica consiste em alternar entre períodos focados de trabalho (chamados Pomodoros) e breves intervalos. Ao definir um tempo limitado para você realizar suas tarefas, o aplicativo ajuda você a gerenciar seu tempo, evitando dispersões, prevenindo a exaustão mental e trazendo a sensação de dever cumprido. Com essa dinâmica, você se motiva a seguir focado(a) nos próximos períodos de trabalho. 

 

Bônus: novo curso de Gestão do Tempo

Embora as ferramentas existam para nos ajudar a gerenciar nosso tempo, precisamos também aprender estratégias e técnicas para isso. Dessa forma, não poderíamos deixar de recomendar neste post o nosso novo curso de Gestão do Tempo. 

Clique aqui e aprenda a otimizar seu tempo! 

Esperamos que, com essas dicas e sugestões de ferramentas, você consiga manter o seu foco no trabalho, melhorar a sua produtividade e, assim, conquistar os seus objetivos! 😊 

 

Autora: Joanne de Bittencourt Fraga, Mestre em Linguística – Gramática e Significação. Revisora Linguística na Gerência de Serviços Digitais do SESI-RS.  

Alguns trechos foram escritos com o apoio do Google Gemini.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.