Monocrônico x policrônico: entenda seu perfil e domine a gestão do tempo

13/03/2024

A falta de tempo é um verdadeiro desafio no mundo contemporâneo. As demandas e responsabilidades parecem crescer a cada dia, e, constantemente, precisamos rejeitar oportunidades: “Não tenho tempo pra isso.”

Como exemplo da dimensão desse problema, embora hoje seja de conhecimento geral que a prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde e o bem-estar, 46% dos homens e 36% das mulheres que não fazem atividades físicas declaram ter como motivo a falta de tempo (Panorama Setorial Fitness Brasil, 2022).

Para lidar com esse cenário de um mundo acelerado em que não temos tempo para “nada”, dois recursos – que são indissociáveis – podem fazer a diferença: o autoconhecimento e a habilidade de gerenciar o tempo.

Quem conhece a si mesmo, entende os seus limites e suas prioridades. Principalmente, quem tem autoconhecimento sabe as melhores formas e recursos para atingir suas metas e aproveitar melhor o tempo. E cada pessoa é diferente. Nem mesmo o tempo, apesar das tendências que estamos discutindo, é percebido da mesma forma por todas as pessoas. Você já parou para pensar nisso?

Tempo monocrônico x tempo policrônico

Em 1959, o antropólogo americano Edward T. Hall escreveu um livro em que descreveu, entre outras noções, as diferenças culturais de percepção do tempo na sociedade. Nesse livro, surgiram os conceitos de tempo monocrônico e tempo policrônico.

Nas culturas de tempo monocrônico, as pessoas tendem a ver o tempo como divisível em blocos, de maneira que tarefas sejam executadas uma de cada vez, em sequência, com foco individual. Nesse caso, não estar focado em algo é percebido como perda de tempo. De acordo com essa linha de pensamento, esse comportamento é mais típico em culturas como a norte-americana e a alemã.

Já o tempo policrônico é a percepção de pessoas que veem o tempo como mais flexível, para comportar múltiplos objetivos simultâneos – aqui, não perder tempo significa adaptá-lo para concluir várias tarefas ao mesmo tempo. Nesse sentido, dividir o foco de uma tarefa com outra, mesmo que a segunda seja interagir com colegas, por exemplo, é algo valorizado. Culturas como a japonesa e a sul-americana tendem a apresentar essa atitude com relação ao tempo.

LEIA MAIS

Recentemente, um interessante estudo publicado pela PUC Minas (Barbosa et al., 2020) comparou as percepções de tempo entre jovens trabalhadores de São Paulo e de Curitiba. Entre outros fatores, os resultados indicaram que os jovens paulistanos tendem a perceber o tempo como policrônico, enquanto os curitibanos o veem como monocrônico. Entre outros fatores, as características dessas cidades, sendo São Paulo uma cidade com um ritmo de vida mais acelerado do que Curitiba, foram colocadas como possíveis razões para esse resultado.

Essa diversidade de formas de ver o mundo nos mostra como a gestão do tempo é uma questão multifacetada. É, ainda, interessante observar como pode ser um desafio que perfis diferentes se entendam em um mesmo ambiente de trabalho. Mas de que forma esse conhecimento pode contribuir para que você faça uma melhor gestão do seu tempo?

Dominando o tempo: dicas para monocrônicos e policrônicos

Se você entende que o seu perfil é monocrônico, é provável que você se beneficie mais das estratégias a seguir.

  • Planeje com antecedência: crie agendas e listas de tarefas, definindo prazos realistas para cada item.
  • Mantenha o foco: evite distrações durante a execução de uma tarefa. Utilize técnicas como o Pomodoro para manter o foco.
  • Aprenda a dizer “não”: evite sobrecarregar sua agenda com compromissos que podem comprometer seu ritmo e qualidade de trabalho.

Mas se, por outro lado, você se sente mais policrônico, para ser mais produtivo(a), tente fazer mais do seguinte.

  • Priorize o importante: defina seus objetivos e concentre seus esforços nas tarefas que mais contribuem para eles.
  • Tenha uma comunicação clara: seja transparente com seus colegas e clientes sobre sua forma de trabalhar.
  • Gerencie as interrupções: estabeleça limites para o tempo dedicado a imprevistos e distrações.

Seja o seu perfil monocrônico ou policrônico, a modernidade exige que, além de termos esse entendimento sobre como atuamos melhor, lancemos mão de técnicas e ferramentas para fazer uma gestão eficaz do nosso tempo. Essa é uma questão tão importante e complexa que merece ser nosso objeto de aprendizado e aprimoramento contínuo.

Para avançar nessa jornada de aprendizado, você pode contar com o novo curso do SESI-RS: Gestão do Tempo. Clique no banner abaixo e saiba mais!

 

Referências

BARBOSA, Jane Dantas Kelly et al. O tempo é o mesmo para todos? Um estudo sobre percepções temporais com jovens trabalhadores de São Paulo (SP) e Curitiba (CR). E&G Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 20, n. 55, p. 5-23, jan./abr. 2020.

MAZZOTTO, Camila. Falta de tempo é principal razão para não treinar, diz estudo; drible isso! UOL, [S.l.], 18 mar. 2022. Viva Bem. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/03/18/pesquisa-aponta-que-falta-de-tempo-e-a-principal-razao-para-nao-treinar.htm. Acesso em: 13 mar. 2024.

HALL, Edward T. The Silent Language. New York: Doubleday, 1959.

 

Autor: Bruno Schwartzhaupt, Mestre em Linguística Aplicada. Revisor e criador de conteúdo na Gerência de Serviços Digitais do SESI-RS. Alguns trechos foram escritos com apoio do Google Gemini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.