Consideradas as habilidades do futuro pelo Fórum Econômico Mundial, as soft skills ganham cada vez mais destaque no mundo do trabalho. Hoje, a habilidade de raciocinar, resolver problemas e idear ocupa a 10ª posição entre as skills mais necessárias em um profissional contemporâneo. Histórias como as das personagens principais da série “O Gambito da Rainha” e do filme biográfico “O menino que descobriu o vento” são exemplos de pensar e resolver problemas. Entenda como essa habilidade pode ter efeito coletivo frente às novas demandas sociais e econômicas da sociedade moderna e por que é importante desenvolvê-la.
Provavelmente você já deve ter assistido à série da Netflix “O Gambito da Rainha”, que conta a história de Beth Harmon, uma menina órfã que, em 1950, se revela um prodígio do xadrez, um esporte majoritariamente masculino.
Na série, Beth precisa lidar não somente com o fato de ser pobre, mulher e com os problemas emocionais relacionados ao seu passado trágico, mas também com o desafio de vencer o campeão mundial de xadrez, confronto em que terá de aplicar todas as suas estratégias e habilidades como jogadora.
Por sua vez, o filme “O menino que descobriu o vento” tem características parecidas com a série “O Gambito da Rainha”. Trata-se de um longa-metragem biográfico que conta a história de um menino de 14 anos que construiu um moinho de vento na vila de Wimbe (África), fato que mudou para sempre a comunidade onde vivia, a qual sofria com a falta de água e com a fome. Para resolver um problema coletivo, o menino Willian teve não somente que superar os obstáculos causados pela miséria como também a falta de credibilidade da própria família e da comunidade.
O que aproxima a personagem principal da série “O Gambito da Rainha” e do filme “O menino que descobriu o vento” é o fato de ambos terem de pensar e resolver um problema mesmo estando diante de inúmeros impeditivos não somente de ordem emocional como também social.
Foi a iniciativa de resolução, juntamente com a idealização concreta de algo, que fez as vidas dessas personagens mudarem radicalmente a ponto dessas mudanças terem ‘respingos’ na vida de outras pessoas ou comunidades, tornando-se, portanto, mudanças coletivas.
É justamente o impacto coletivo que faz a habilidade raciocínio, resolução de problemas e ideação estar entre as 10 habilidades necessárias para os profissionais do futuro, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF, 2020). Beth e Willian colocaram em prática tal característica tão suplicada pelo mundo contemporâneo.
A necessidade de se ter profissionais com uma visão macro acerca das novas demandas sociais e econômicas torna-se iminente, considerando que somos quase 8 bilhões de pessoas vivendo no planeta Terra, com recursos limitados, culturas diferentes e desenvolvimento assimétrico.
Raciocinar é pensar. Pensar é resolver problema. Resolver um problema parte de uma ideação. Idear exige processo criativo. É por isso que a habilidade que ocupa a 10ª posição no ranking das skills do futuro (presente) deve ser pensada em uma estrutura macro, a fim de que o resultado ‘respingue’ na coletividade.
Ter iniciativa, usar a tecnologia a seu favor, levantar hipóteses frente a diferentes cenários são algumas das posturas exigidas para ativar essa skill do futuro (presente). A resolução de um problema nunca virá sem impeditivos! Assim como as personagens de Beth e Willian, é preciso desenvolver técnicas para driblar os obstáculos e colocar essa habilidade em ação.
Aprendendo soft skills: todos nós podemos desenvolver as habilidades necessárias ao futuro, que já começou. Ser capaz de se adaptar frente aos novos desafios e de inovar são características do ser humano. Nesse sentido, é fundamental se preparar para desenvolver técnicas que permitam colocar em práticas tais habilidades.
Foi pensando nas demandas do futuro (presente) do trabalho que o SESI/RS desenvolveu cursos relacionados à skill sobre raciocínio, resolução de problemas e ideação.
Cursos:
Leia mais:
Autora: Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação. Atualmente integra a equipe da gerência de Serviços Digitais do SESI/RS.