O uso da matemática nas atividades profissionais

12/08/2022

O mundo e seus movimentos: a rotina da sociedade, o ciclo da natureza, a passagem do tempo. Se pararmos para observar como o mundo se movimenta, vamos identificar algumas regularidades: são as estações que voltam ano a ano; o nascer do dia e o pôr do sol a cada fim de tarde; a rotina diária de trabalho.

A matemática e o ser humano

Quando passamos a entender mais a respeito do funcionamento da vida e da sociedade, passamos a conhecer melhor as pessoas e o nosso próprio planeta. Isso também é matematizar, ou seja, usar a matemática como prática diária de conhecimento.

A matemática é um campo amplo e diversificado, que está em constante transformação. Ela nos fornece modelos de compreensão e aprimoramento de determinados aspectos ligados à nossa sobrevivência e à nossa evolução.

A relação entre a matemática e o ser humano deriva dos estágios iniciais da civilização. Foi a partir dessa relação que o homem descobriu lugares, conectou-se à natureza, construiu ferramentas e aperfeiçoou técnicas.

A matemática e a sociedade contemporânea

A sociedade atual é cada vez mais modelada pela compreensão matemática. Seja na pintura de um quadro, na construção de um edifício, no uso geral da tecnologia ou na gestão de uma empresa, fazemos uso de modelos matemáticos por meio de cálculos, projetos, abstrações, resoluções de problemas ou gerenciamento de pessoas.

Esse fato demonstra a importância da matemática nas atividades profissionais!

Porém, a partir de tudo isso, você deve estar pensando: será que consigo desenvolver habilidades matemáticas capazes de darem conta desse uso prático no ambiente de trabalho?

A resposta é sim! Basta aprimorar essas técnicas, que nem sempre são aprendidas na escola. De acordo com Devlin (1965), tanto animais quanto humanos possuem instintos matemáticos.

A organização das tarefas pelas abelhas, o movimento do cachorro ao buscar uma bola lançada ou a busca de um gato pelo caminho mais curto são exemplos dessa organização pelos animais.

O ser humano, por sua vez, também tem esse instinto! O autor salienta que mesmo bebês são capazes de constatar diferenças entre conjuntos com quantidades variadas de objetos, por exemplo. Matematizar é observar, verbalizar e registrar regularidades, formular hipóteses, desencadear reflexões. Tudo isso com o intuito de entender o funcionamento do trabalho, da vida, da natureza e das pessoas.

Crescendo profissionalmente por meio da matemática

Por isso, matematizar é tão importante! E quando somos capazes de alinhar a aprendizagem dessas técnicas com a nossa prática profissional, damos um passo significativo na busca de um melhor desempenho laboral.

Desenvolver modelos de observação para gerenciar tarefas e metas, para estabelecer relações sociais mais dinâmicas e para conquistar desafios são alguns dos inúmeros exemplos de quando aplicamos a matemática na prática.

Depois de tudo isso, o convite é para você: vamos observar o nosso SABER FAZER? Vamos verbalizar e registrar as regularidades encontradas? Vamos matematizar?

Para te auxiliar nessa caminhada de descoberta da matemática nas atividades profissionais e pessoais, o SESI/RS está disponibilizando o curso Matematizando, que demonstra, por meio de um game atrativo, leve e divertido, diversas aplicações da matemática na vida real. O objetivo aqui não é decorar fórmulas, mas observar como a compreensão de estratégias nessa área pode te levar ao próximo passo na sua jornada de construção pessoal.

4 comments on “O uso da matemática nas atividades profissionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.