3 técnicas infalíveis + 3 apps sensacionais para dar um upgrade nos estudos

30/11/2022

Ao se depararem com os estudos remotos durante a pandemia, muitos alunos enfrentaram dificuldades para estudar em casa, devido a problemas de organização e concentração no ambiente doméstico. De acordo com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), 67% dos alunos entrevistados tiveram problemas em organizar os estudos online no período pandêmico. Se você faz parte dessa lista e pensa em evitar esse problema para extrair o melhor da educação online, fica de olho nessas três técnicas de estudo e três apps que alavancarão seus estudos em casa.

1. Técnica Pomodoro

Um dos métodos de concentração mais difundidos atualmente, a técnica Pomodoro toma como premissa a ideia simples de que é necessário separar o tempo do foco e o tempo da distração. Seu criador, o italiano Francesco Cirillo, lançou mão de um aparato cotidiano para desenvolver a técnica: um cronômetro de cozinha em formato de tomate, conhecido como pomodoro (tomate, em italiano).

O método é bastante simples: usando um relógio, um pomodoro ou um aplicativo de celular (falaremos sobre alguns deles abaixo), deve-se marcar 25 minutos, destinados à concentração absoluta. Durante esse tempo, não se deve, de forma alguma, interromper o fluxo de estudos ou trabalho.

Possíveis distrações, como consultar a caixa de e-mails ou fazer uma pesquisa na internet, devem ser anotadas em um bloco de notas para serem realizadas posteriormente. Ao final dos 25 minutos, são disponibilizados 5 minutos para fazer uma pausa. Logo você perceberá que, independentemente do quão urgentes pareçam os itens anotados no bloco de distrações, você raramente terá vontade de realizá-los durante sua pausa.

Após repetir o processo listado acima quatro ou seis vezes, você poderá fazer uma pausa mais longa, de 15 minutos.

2. Técnica de mesclagem

A técnica de mesclagem consiste em estudar o mesmo conteúdo em diferentes formatos. Assim, depois de ler um artigo ou livro sobre o assunto desejado, tente assistir a uma videoaula ou ouvir um podcast com a mesma temática. Essa diversidade na apresentação das informações contribui para diminuir as dúvidas e internalizar a aprendizagem.

Mesclar formatos de apresentação de conteúdo já é uma prática recorrente nos cursos EAD, por exemplo. Como a modalidade a distância implica em um estudo mais individualizado, essa técnica permite diferentes abordagens do mesmo assunto, obrigando nosso cérebro a fazer a compreensão do conteúdo de forma mais dinâmica.

3. Técnica associativa

Já é sabido que a contextualização do conteúdo auxilia na sua compreensão. Não é à toa que os conhecimentos adquiridos em sala de aula fazem mais sentido quando associados a contextos reais. Além disso, entender como o objeto de estudo funciona na prática faz com que a aprendizagem ganhe significado.

É por essa razão que a técnica associativa é uma excelente estratégia para internalizar as aprendizagens. Quando for estudar um conteúdo, tenha sempre um bloco de anotação disponível. Para cada conceito novo, tente estabelecer relação com alguma situação do seu trabalho, família ou aspectos do dia a dia.

Anote no seu bloco as relações estabelecidas, repita a técnica durante o estudo do próximo conceito e assim consecutivamente. Faça associações com todo o conteúdo estudado. Ao retomar o conceito e o contexto atribuído, a aprendizagem fará mais sentido, pois ganhará significado real.

3 apps sensacionais para dar um upgrade nos estudos

I- Pomodoro Timer

Se você quer simplicidade e um design minimalista, este é o seu app. Após a instalação, basta dar play e pronto: sua sessão de Pomodoro estará iniciada. Pausar e reiniciar a sessão também são funcionalidades fáceis e acessíveis, mas espero que você não precise delas.

II- Productivity Challenge Timer

Se você deseja uma proposta mais sofisticada e desafiadora, o Productivity Challenge Timer é a pedida certa. O app é baseado em uma metodologia de gamificação, na qual o cumprimento de sessões de Pomodoro faz você ganhar pontos e avançar níveis. Ainda é possível desbloquear algumas conquistas, como ocorre nos videogames. Por outro lado, se você perder ritmo e diminuir o número de sessões realizadas em um dia, o app te pune, regredindo seu nível. Tudo isso com muitos comentários sarcásticos e textos criativos.

(Dica: se você começar e cancelar uma sessão, conseguirá desbloquear uma conquista logo de cara. É a única premiação dada por não trabalhar, alertam os desenvolvedores).

III- Forest

Já o app Forest aposta em uma abordagem mais zen e menos competitiva. Nesse aplicativo, o usuário usa suas sessões de Pomodoro para criar uma floresta de conhecimento, na qual cada árvore representa uma sessão iniciada e finalizada. Acessando uma aba específica, você pode ver como está ficando sua floresta, que pode ficar verdadeiramente grande e diversificada, dependendo do seu tempo de trabalho e das moedinhas gastas na loja do app (as moedas são conquistadas trabalhando ou gastando dinheiro de verdade).

O mais interessante é que, usando uma parte das moedas conquistadas, é possível plantar árvores de verdade, a partir de uma parceria do app com a fundação Trees for the future.

 

Embora a liberdade oferecida pelos cursos online permita grande flexibilidade de horários e locais de estudo, por vezes é difícil conciliar a rotina doméstica com os estudos. Por esse motivo, as técnicas e os apps apresentados são uma ótima estratégia para organizar as aprendizagens e alavancar de vez sua formação.

Se você quer colocar em prática essas dicas, visite o site do SESI Cursos, escolha uma das várias formações disponíveis e dê play no seu pomodoro agora mesmo. Pronto, já pode fazer seus cinco minutos de pausa.

 

Autores: Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação, e Felipe Bilharva da Silva, Doutor em Linguística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.