Muitas são as discussões e estudos sobre como e o quanto desenvolver habilidades e competências para o empreendedorismo na educação é necessário para a formação do profissional do século XXI. Entendemos empreender no sentido de capacidade de inovar, identificar e solucionar problemas do cotidiano de forma criativa e inovadora.
Segundo Sousa & Costa (2022), a aprendizagem baseada na resolução de problemas auxilia o estudante a buscar soluções inovadoras para problemas reais que encontrará na vida e no ambiente de trabalho. Por essa perspectiva, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma das metodologias ativas que favorece o desenvolvimento dessas habilidades pois exige esforço coletivo, planejamento, pensamento criativo, divisão de responsabilidades, pesquisa, criação de hipóteses, tomada de decisão e análise de resultados. Tudo a fim de encontrar soluções para problemas em diferentes contextos.
As Escolas do SESI de Ensino Médio, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, oportunizam que os estudantes desenvolvam essas habilidades na medida em que trabalham por meio de projetos e são desafiados com base em situações-problema. Desse modo é possível relacionar contextos da realidade ao desafio a ser solucionado, aplicando os conceitos previstos no currículo escolar.
Ao longo dos 10 anos de existência das Escolas de Ensino Médio do SESI-RS, muitos projetos tiveram destaque e reconhecimento, evidenciando a capacidade dos jovens em resolver problemas na prática quando desafiados, empreendendo de forma criativa e eficaz. Foram vários prêmios conquistados, tanto no cenário nacional quanto no internacional, frutos de uma abordagem multidisciplinar envolvendo as diferentes áreas do conhecimento. A seguir, citaremos alguns deles.
A partir do estudo de trigonometria nas aulas de matemática, por exemplo, tiveram destaque em feiras, projetos como o Trigonometria na prática: construção de teodolito caseiro com materiais alternativos e Teodolito eletrônico de baixo custo que recebeu prêmios na Mostratec e Mostrarob, bem como uma credencial para participar do International Festival of Egineering Sciences and technology I-FEst Tunísia em 2017.
Já nas aulas de Ciências da Natureza, o projeto Tubicos: tubetes Biodegradáveis Compostáveis: uma alternativa sustentável e economicamente viável para minimizar os impactos da plantação de eucalipto ganhou o prêmio Menina Cientista WIFA (World International Fairs Association).
Na área de Ciências Humanas, em parceria com a área de Linguagens, o projeto Neurociência: tecnologia e musicalização como ferramenta para o desenvolvimento cognitivo de crianças de Ensino Fundamental no ensino da matemática ganhou prêmios e a credencial para feira Científica no Rio Grande do Norte e Equador. Por fim, o projeto Alerta, alerta de enchente! ganhou o primeiro lugar no Prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora 2019.
Com base na experiência desses dez anos, fica evidente que a aprendizagem realizada por meio dos projetos favorece o desenvolvimento de competências empreendedoras, proporcionando ao estudante conectar teoria e prática, acumular saberes e experiências que os preparam para empreender em seus projetos de vida.
Sousa, M. J., & Costa, J. M. (2022). Discovering Entrepreneurship Competencies through Problem‐ Based Learning in Higher Education Students. Education Sciences, 12(3). https://doi.org/10.3390/educsci12030185
Pereira Filho, Evadio. Metodologias Ativas no Ensino de Empreendedorismo: Uma proposta pedagógica. / Evadio Pereira Filho. – Cabedelo, 2022. 17 f.: il.
Anamaria Bertoni dos Santos
Desbravando o Mundo da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Aprendizagem ativa: entenda e aplique esse conceito
O compromisso da educação para o desenvolvimento de competências socioemocionais