O compromisso da educação para o desenvolvimento de competências socioemocionais

3/03/2023

Em constante transformação, o mundo atual se afasta da velha concepção de que ao “concluirmos” um curso estamos “formados” para o restante da vida. No contexto do Mundo do Trabalho é cada vez mais evidente a valorização de profissionais com competências não somente técnicas (conhecimentos e habilidades técnicas), mas também, competências socioemocionais.

Se algum dia a inovação tecnológica esteve associada a equipamentos, softwares e sistemas, agora está voltada para as pessoas. Pesquisas evidenciam mudanças de paradigmas que permeiam os profissionais mais preparados para o futuro e destacam competências, como: Pensamento analítico e inovação; Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem; Solução de problemas complexos; Pensamento crítico e análise; Criatividade, originalidade e iniciativa; Raciocínio Lógico, Resolução de problemas e ideação, entre outros. Desse modo, almeja-se formar pessoas mais multidisciplinares do que especialistas, com mais entendimento de resoluções de problemas do que soluções conhecidas. Estão presentes no perfil desejado neste contexto pessoas que tenham desenvolvido a capacidade para trabalhar em equipe, que tenham iniciativa para a busca e solução de problemas com criatividade, que façam de forma qualitativa a análise de dados, que busquem o uso da tecnologia.

A Educação de Jovens e Adultos do SESI-RS, por meio da sua prática pedagógica, tem o compromisso de promover nos estudantes uma postura de inquietude por APRENDER A APRENDER, considerando os quatro pilares da Educação, conforme o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, de 1996, de Delors. Em sua prática pedagógica a EJA do SESI RS trabalha por PROJETOS, utilizando a ROBÓTICA como um instrumento, o que possibilita ao estudante uma postura de autonomia, de inquietude, de pesquisa, de inconformidade das verdades absolutas, busca de soluções de problemas reais e novos aprendizados. Além de estimular uma postura de educação continuada, ao longo da vida, que vem ao encontro das demandas do Mundo do Trabalho.

É nesta proposta de fomentar que o aprendizado ao longo da vida seja contextualizado e compartilhado por meio de seminários voltados ao mundo do trabalho que a EJA do SESI-RS solidifica sua oferta na integralidade, fazendo com que o sujeito que busca por uma matrícula em um período letivo saia após a conclusão de uma etapa com a certeza de que o conhecimento não pode ser estanque e, por conta disso, deve ser continuado em sua trajetória de vida.

Fica aqui um convite para uma reflexão sobre como está o nosso planejamento, a prática pedagógica e o compromisso diante dessas mudanças necessárias em um mundo em constante transformação. Enquanto profissionais, estamos servindo de “escada” ou de “passarela” aos nossos estudantes?

Encerramos essas provocações com uma frase do Conrado Schlochauer que diz em seu livro Lifelong Learners – o poder do Aprendizado contínuo: Aprenda a aprender e mantenha-se relevante em um mundo repleto de mudanças – “A matemática é simples: estamos vivendo (muito) mais e o mundo está rápido (muito) mais rápido. O aprendizado é o único caminho para nos mantermos relevantes e ativos.”

 

REFERENCIAL 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. 

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 

CONRADO, Schlochauer. Lifelong Learners – o poder do Aprendizado contínuo: Aprenda a aprender e mantenha-se relevante em um mundo repleto de mudanças. 

FUTURE of Jobs Survey 2020 <https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2020/>. 

 

Autores: Aline Selhane Pinto, Especialista em Supervisão Escolar e em Gestão de Pessoas e Jorge Júnior Dihl, Especialista em Educação e Contemporaneidade. Atualmente são Analistas Técnicos da Educação de Jovens e Adultos da Gerência de Educação do SESI-RS.

 

2 comments on “O compromisso da educação para o desenvolvimento de competências socioemocionais

  • Alain Beiersdorf says:

    Professores Aline e Júnior que texto lindo, onde é possível ver possibilidades para EJA e para o mundo do trabalho que integrem a pedagogia, metodologia, tecnologia e o Bem importante, as PESSOAS. A inovação vai por este caminho. Sigamos.
    Parabéns pelo texto, pelo compartilhamento e amplio os meus singelos parabéns aos demais técnicos e equipe de professores e estudantes que conectam e se conectam com todos estes pontos, fazendo a Educação de Jovens e Adultos do SESIRS uma referência.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.