O Censo Escolar da Educação Básica 2023, divulgado pelo IBGE em fevereiro de 2024, trouxe dados que nos fazem refletir sobre o universo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele mostra que 8,8 milhões de brasileiros entre 18 e 29 anos não concluíram o ensino médio e encontram-se fora de instituições de educação básica. E, se ampliarmos o olhar para todas as faixas etárias, os números passam de 68 milhões.
De acordo com o artigo A importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade contemporânea (Silva e Santos, 2019), a EJA desempenha um papel crucial na redução das desigualdades sociais, abrindo caminhos para pessoas que foram excluídas do sistema educacional tradicional. Mais do que apenas transmitir conhecimentos acadêmicos, essa modalidade de ensino representa uma segunda chance para o desenvolvimento pessoal e profissional, cultivando habilidades socioemocionais fundamentais para uma participação ativa na sociedade.
Já na obra Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Práticas, Arroyo e Molina (2017) destacam a importância de uma abordagem pedagógica que leve em conta as vivências dos alunos, buscando uma aprendizagem significativa e contextualizada. E é aí que entra uma abordagem presente em metodologias ativas, o STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), defendida por Maia et al. (2021) como uma estratégia pedagógica que estimula a criatividade e a resolução de problemas práticos.
Aqui no SESI-RS, acreditamos que a EJA se destaca como ferramenta fundamental para abrir novas portas a quem não teve acesso ou desistiu da educação regular. Promovemos programas educacionais oferecendo o curso de EJA não só para trabalhadores da indústria, mas também para suas famílias e a comunidade em geral.
A nossa educação proporciona experiências enriquecedoras que valorizam o protagonismo de nossos estudantes e buscam integrar abordagens inovadoras, como o STEAM, com uma aprendizagem mais dinâmica e interdisciplinar.
Nossa atuação é no formato EAD (Educação à Distância), distribuído em 21 polos em diferentes municípios do RS. Nas atividades presenciais, ainda oferecemos os itinerários formativos do Ensino Médio, no formato de trilhas de Saúde e Bem-estar; Pesquisa e Tecnologia; e Formação Técnica e Profissional em parceria com o SENAI. No Ensino Fundamental, possibilitamos a vivência nos Seminários de Formação para Mundo do Trabalho, e estes são focados em temas como: empreendedorismo, comunicação interpessoal, sustentabilidade, entre outros.
Venha expandir seus horizontes e investir em seu futuro com a EJA SESI!
Excepcionalmente neste semestre, 2024/2, as aulas serão 100% EaD.
Confira mais informações e inscreva-se em nosso site.
Arroyo, M., & Molina, M. (2017). Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Práticas. Editora Vozes.
G1 Portal Globo. Quase 9 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não concluíram a escola, apontam dados divulgados pelo MEC | Educação | G1 (globo.com) Acesso 07/05/2024.
MAIA, Dennys Leite; DE CARVALHO, Rodolfo Araújo; APPELT, Veridiana Kelin. Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 49, p. 68-88, 2021.
Silva, A., & Santos, M. (2019). A importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade contemporânea. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 4(9), 45-59.
LEIA MAIS:
Educação híbrida com espaços, presenças, tecnologias e culturas
Desenvolvimento de competências socioemocionais
3 comments on “Desbravando o Mundo da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”
Obrigado por esse artigo bem elaborado.
Parabéns pelo ótimo trabalho! Adoro ler seus posts, sempre encontro informações valiosas.