Continuando os estudos após as enchentes

5/07/2024

Um dos principais nomes da arquitetura moderna, Charles Edouard Jeanneret-Gris (1887-1965), mais conhecido como Le Corbusier, empregou um conceito inovador para as moradias na primeira metade do século XX. O arquiteto suíço definia a casa como uma “máquina de morar”, buscando essencialmente sua funcionalidade por meio da forma, ou seja, uma casa tinha que ser lógica, eficiente, prática e confortável, feita para atender às necessidades da rotina de seus habitantes. 

Para nós, essa máquina de morar vai além da simples funcionalidade: a casa habitada, mais do que paredes, portas e janelas, é constituída de vivências, afetos e memórias. Os espaços em que vivemos de uma cidade, como prédios, praças e nossas casas são potenciais geradores dessas lembranças, que vão compondo as notas da sinfonia de nossas histórias de vida, cuidadosamente armazenadas em nossas memórias. 


Os impactos das enchentes e a importância da EJA
  

As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 não só geraram um desastre socioambiental, com impactos sociais e econômicos, mas também emocional pois as enchentes invadiram casas, prédios e espaços carregados de memórias. Frente à fragilidade do contexto, o maior desafio é resgatar esse passado individual e coletivo e o papel da educação nesta reconstrução.  

Com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI-RS acreditamos que a continuidade dos estudos assume enorme importância. É o ponto de partida para entendermos o fenômeno pelo qual estamos passando (mudanças climáticas devido ao aquecimento global) e ajudar a projetar o amanhã, pensando nos seus efeitos no contexto e no mundo do trabalho. 

Além disso, a EJA tem se sensibilizado e investido seus esforços para atender às emergências do momento, acolhendo os estudantes e fornecendo subsídios para mobilizar comunidades de aprendizagem frente ao ocorrido, tais como a metodologia de projetos e a resolução de problemas em diferentes contextos, trazendo protagonismo para os estudantes. 

Sabemos que os desafios não são poucos! Os espaços e objetos que nos proporcionaram importantes lembranças podem ter sido modificados pelas chuvas, mas é importante resgatarmos nossas memórias, as narrativas do presente pelas experiências vividas e as que virão daqui para frente. É um caminhar que a EJA do SESI-RS está ao lado de seus estudantes. 

Referências  

CENTRO NACIONAL DE MONITORAMENTO E ALERTAS DE DESASTRES NATURAIS (Brasil). Educação em clima de riscos de desastres. 2ª ed. – São José dos Campos, SP: Cemaden, 2023. 

LE CORBUSIER. Por uma arquitetura. São Paulo: Perspectiva, 2006. 

LOPEZ, Immaculada. Memória social: uma metodologia que conta histórias de vida e o desenvolvimento local. São Paulo: Museu da Pessoa: Senac São Paulo, 2008. 

 

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