Segredos da colaboração: 5 estratégias para trabalhar bem em equipe

25/01/2024

Nos últimos anos, temos visto um mundo do trabalho cada vez mais dinâmico, em que a tecnologia é uma protagonista que redefine nossas atividades e relações profissionais. A automatização de tarefas é crescente e passa a atingir cargos que antes não eram impactados. As empresas contam com trabalhadores atuando remotamente para desempenhar funções que antes não eram exercidas nessa modalidade. Se, por um lado, nos esforçamos para nos adaptarmos às novidades tecnológicas, por outro, não podemos perder de vista o principal: as relações entre as pessoas.

Nesse sentido, enquanto estamos focados em competências técnicas que nos permitirão utilizar novas ferramentas, também precisamos lembrar que há habilidades comportamentais e inter-relacionais para desenvolvermos. Não por acaso, nos últimos anos, recrutadores têm buscado identificar e mensurar essas habilidades para encontrar candidatos que se integrarão melhor na equipe, já que o aspecto técnico pode ser mais facilmente ensinado, após a contratação. A especialista em recrutamento, Laís Vasconcelos, afirma, em entrevista à agência O Globo (2022), que empresas precisam entender essa questão para que não fiquem para trás, pois ambientes com trabalhadores que possuem essas habilidades sociais tendem a ser mais produtivos.

Dentre as diferentes competências dessa categoria, hoje destacamos o trabalho em equipe. Trabalhar bem em equipe é algo desafiador e que, muitas vezes, não recebe nossa devida atenção enquanto competência. Quando questionados sobre se trabalhamos bem em equipe, podemos responder que sim com base em ideias simplistas, como “porque eu gosto de estar com várias pessoas” ou “porque eu aceito as opiniões dos outros”. No entanto, o trabalho em equipe pode ser impactado por vários detalhes do nosso comportamento, que podem garantir o sucesso ou o fracasso nessa interação.

Para ajudar você nessa reflexão, apresentaremos, a seguir, 5 estratégias que vão fazer a diferença na sua rotina de trabalho e potencializar o seu trabalho em equipe.

1. Dedique-se a uma boa comunicação

Grande parte dos problemas do dia a dia de trabalho – e, quem sabe, de todos os problemas do mundo – está relacionada à comunicação. De maneira geral, é importante atuar para garantir que as coisas estejam claras, em vez de presumir que todos já entenderam.

Quando precisar transmitir uma informação para um grande grupo:

  • Se a comunicação for escrita, revise o texto; se for falada, planeje o que vai dizer.
  • Expresse a ideia de forma que seja clara mesmo para quem não conhece todo o contexto da situação.
  • Inclua todos os que precisam saber – e considere se há quem não precisa/não deva receber o comunicado, pois isso irá apenas confundi-lo(a).

Quando, por outro lado, alguém precisar comunicar algo para um grupo que inclui você:

  • Escute ou leia com atenção. Certifique-se de que entendeu a mensagem.
  • Caso algo não tenha ficado claro, pergunte. Não fique com dúvidas.
  • Se tudo ficou claro, sinalize isso para quem está comunicando – responda à mensagem, faça um gesto positivo.

2. Estabeleça relações de confiança

Não existe trabalho em equipe sem confiança entre os envolvidos. Entenda os limites da sua atuação e a do colega, o que é o trabalho de cada um, e respeite essas atribuições. Mesmo que você acredite que uma tarefa deva ser feita de uma forma específica, entenda que vocês são uma equipe e que há motivos para cada um ter o seu papel.

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3. Compartilhe conhecimentos

É fundamental estar disposto a ajudar os colegas sempre que possível, e isso inclui compartilhar o que você sabe.

Como o mundo do trabalho é também competitivo, por vezes, podemos pensar nos nossos conhecimentos como uma vantagem individual, deixando que isso atrapalhe nosso trabalho em equipe. Parece óbvio, mas lembre-se de que ninguém sabe tudo, e todo mundo sabe alguma coisa – isso quer dizer que, numa equipe, haverá momentos em que colegas precisarão dos seus conhecimentos, e momentos em que você precisará desse apoio. Pense, então, no sucesso da equipe como um todo, e como isso traz benefícios a todos no longo prazo.

4. Seja flexível

Na nossa rotina de trabalho, todos temos algumas tarefas que estamos acostumados a realizar sempre de uma determinada forma. É normal que nos apeguemos à ideia de que já sabemos como fazer esse trabalho e que tenhamos resistência a mudanças.

Contudo, quando se trabalha em equipe, há várias maneiras de pensar envolvidas, e o importante é o bom funcionamento do time. Esteja aberto a mudanças, a diferentes formas de pensar. Considere que colegas podem trazer novas ideias que vão agregar aos resultados da equipe e talvez melhorar algum aspecto do trabalho sobre o qual você nunca tinha parado pra pensar. Ser flexível é fundamental.

5. Aborde as diferenças de forma positiva

Sempre que perceber que você e um colega da equipe, por terem posicionamentos diferentes, não estão conseguindo se entender e trabalhar em equipe, busque conversar sobre o que pode estar causando algum ruído na sua relação. Considere o seguinte:

  • Escolha o momento certo para conversar: faça isso reservadamente e em um momento em que essa pauta possa ser a prioridade para você e para o colega.
  • Antes de tudo, reflita sobre o que quer dizer e, então, exponha o seu lado com clareza.
  • Caso você esteja incomodado(a) com a maneira como o colega está atuando, seja respeitoso e aborde o assunto com base em acontecimentos concretos, não em sentimentos ou opiniões pessoais. Lembre-se de que você está conversando sobre o problema, e não sobre a pessoa como um todo.
  • Ao falar sobre o que você acredita que está errado, mencione também aspectos positivos; mostre que você valoriza contribuições positivas dos colegas.
  • Depois de expor suas ideias, saiba ouvir o outro lado com verdadeira atenção – isso demonstra respeito, e é possível que você assim passe a entender as razões que levaram a essa situação, ou até mesmo algo em que você também pode melhorar.

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Referências

VASCONCELOS, Laís. In: NA ERA DA DIGITALIZAÇÃO, mercado de trabalho valoriza habilidades sociais que a técnica não ensina. Globo, [S.l.], 17 ago. 2022. Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/Gestao-de-Pessoas/noticia/2022/08/na-era-da-digitalizacao-mercado-de-trabalho-valoriza-habilidades-sociais-que-tecnica-nao-ensina.html. Acesso em: 24 nov. 2023.

 

Autor: Bruno Schwartzhaupt, Mestre em Linguística Aplicada. Revisor e criador de conteúdo na Gerência de Serviços Digitais do SESI-RS.

2 comments on “Segredos da colaboração: 5 estratégias para trabalhar bem em equipe

  • Gilnei Moreira says:

    Perfeito! Top!
    Essas 5 estratégias se entendidas e bem aplicadas, certamente os resultados acontecerão!
    As resistências sempre existiram, mas, quando trabalhadas com profissionalismo e respeito, as conquistas e o reconhecimento da equipe vêm!

    Reply
    • Cursos do SESI-RS says:

      Oi, Gilnei! Que bom que o conteúdo foi útil pra você. Ficamos muito felizes com o seu comentário! Você já conhece os Cursos do SESI-RS? Clica aqui e dá uma olhada!

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