Estamos concluindo o mês de janeiro de 2023. Para muitos de nós as férias de verão estão finalizando e há no ar um clima de volta às aulas!
O entusiasmo de retornar e ver os amigos, a expectativa e o receio de ingressar em uma nova escola é realidade para professores, alunos e suas famílias. Uns estão iniciando, outros estão concluindo etapas de vida, para todos, novos desafios!
Vivendo esse momento de esperança e desejo de um ano de mudanças e realizações, pensamos em contribuir com algumas reflexões para iniciar o ano letivo.
Esse é momento de organização e acolhimento!
Para receber professores, alunos, funcionários, famílias, os que retornam e os que passam a integrar a comunidade escolar, arrume a escola, tornando-a alegre, acolhedora, evidencie as melhorias nos ambientes, nos atendimentos e nos procedimentos. Espalhe mensagens de afeto e boas-vindas em todos os espaços da escola e nas manifestações de todos que recebem os que estão chegando. Proporcione ambientes e tempo para encontro, recebimento e acolhida. Os que retornam têm muito que abraçar, que contar e os que ingressam têm muito a conhecer – conhecer as pessoas com quem vão conviver, os espaços, as rotinas, conhecer o que nos une, o que buscamos nessa escola que tem história e compromisso com a educação.
É momento de conhecimento, de troca, de diálogo e escuta!
Compartilhe, o Plano de Ação da Escola, inicialmente, com professores e funcionários e, na continuidade, com alunos e famílias. Um Plano em que estejam claras as metas a serem alcançadas, as ações a serem realizadas a curto e médio prazo, a garantia de espaços, tempos, recursos e de um cronograma que viabilize o planejamento e o acompanhamento das aprendizagens. Garanta a transparência: promova o diálogo, divulgue as informações, valorize a crítica, esclareça as dúvidas, compartilhe decisões.
Para os professores, é momento de formação e planejamento!
Inicie o planejamento pedagógico, com reflexões que retomem temas que promovam o fortalecimento dos princípios curriculares e metodológicos da escola. Auxilie, oriente, incentive, proporcione espaços, tempos e materiais que impulsionem o planejamento e o acompanhamento das aprendizagens de todos os envolvidos no processo, entendendo que esse planejamento é para o ano letivo como um todo, prevendo cada trimestre e a etapa inicial, entendida como uma etapa de retomada ao mesmo tempo, diagnóstica e de incentivo à aprendizagem.
É momento de acolher os alunos, com propostas de trabalho que reflitam a alegria e o entusiasmo em recebê-los, as perspectivas de muitas aprendizagens, a confiança! De acolher as famílias apresentando as propostas do ano letivo para as turmas e construir parcerias.
Nós, do SESI, Gestão e Formação Educacional, estamos juntos no compromisso de uma Educação de Qualidade!