O que são trilhas de aprendizagem e por que você deveria conhecê-las

19/07/2022

Ninguém é perfeito. Com base nessa premissa bastante conhecida, as empresas têm compreendido a necessidade de oferecer formações contínuas para seus colaboradores, a fim de ampliar suas competências e torná-los preparados para as demandas do dia a dia. A dificuldade de encontrar formações que atendam a esses dois objetivos, no entanto, tem reforçado a importância das chamadas Trilhas de Aprendizagem.

 

Aprimorar antes de contratar

As empresas têm cada vez mais se esforçado para auxiliar seus colaboradores a desenvolver competências e habilidades fundamentais para ambas as partes. Enquanto o colaborador fomenta seu currículo e amplia seu leque de competências, a empresa ganha mão de obra qualificada em seu próprio quintal, sem a necessidade de recrutar trabalhadores no mercado de trabalho.

Tal cenário faz surgir demandas específicas para suprir as necessidades organizacionais e aprimorar a capacitação do trabalhador, oferecendo recursos humanos e habilidades técnicas afinadas com o perfil e a capacidade do profissional.

É nesse contexto que ganham relevância as trilhas de aprendizagem. Mas você sabe o que são essas trilhas?

 

As trilhas de aprendizagem

Trilhas de aprendizagem são formas de organizar cursos que auxiliam a desenvolver habilidades e competências de forma plena e integrada.

As trilhas são pequenos caminhos de desenvolvimento pessoal, personalizados e contextualizados com as necessidades de cada indivíduo. Por meio das trilhas, é possível aperfeiçoar a compreensão sobre o mundo, com organização e continuidade, atendendo melhor aos desafios impostos pelo mundo do trabalho e pela sociedade como um todo.

Tais percursos de aprendizagem podem ser formados por diferentes mídias e recursos, como aulas ao vivo, vídeos, podcasts, textos, games, entre outros, a fim de ampliar o repertório do estudante e atender às suas especificidades de estudos.

Como explicam Freitas e Brandão (2007), as trilhas de aprendizagem “oferecem ao indivíduo múltiplas opções de capacitação, assim como autonomia para escolha daquelas mais apropriadas às suas necessidades e conveniências.” (FREITAS; BRANDÃO, 2007).

 

O aluno em foco

Um dos principais benefícios das trilhas é oferecer uma experiência centrada nas necessidades de desenvolvimento do participante. Como a trajetória é personalizada, a montagem dos cursos tem como alvo as competências e habilidades a serem desenvolvidas, e não um conteúdo fixo a ser transmitido.

Nesse viés de aprendizagem, o aluno está sempre em foco: pode selecionar caminhos mais adequados à sua formação, desenvolvendo competências pertinentes a seu atual momento de vida. Por esse motivo, o estudante passa a ser o protagonista de sua própria aprendizagem, agente ativo de sua própria história.

Naturalmente, como explicam Freitas e Brandão (2007), embora o aluno seja protagonista, a empresa precisa acompanhá-lo nessa trajetória, indicando caminhos e ofertando oportunidades reais de aprendizagem.

 

As trilhas SESI/RS

Ao lado das empresas, o SESI Cursos tem indicado direções possíveis para a realização de trilhas de desenvolvimento. Nas trilhas oferecidas em nossa plataforma, buscamos um alinhamento com as principais demandas do mercado de trabalho e com as necessidades dos trabalhadores.  

Um exemplo é o desenvolvimento de lideranças, não apenas aquelas formais, instituídas hierarquicamente pelos cargos que ocupam, mas também as lideranças informais, ou seja, os profissionais que, devido a seu conhecimento técnico e suas habilidades socioemocionais, são capazes de influenciar positivamente seus colegas de trabalho.

Em nossa, plataforma, que você acessa clicando aqui, você tem à sua disposição trilhas de aprendizagem voltadas ao desenvolvimento de lideranças, além de outras voltadas ao desenvolvimento pessoal e à saúde.

Nas trilhas de aprendizagem do SESI Cursos, você é o protagonista da sua história

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.