As semanas pedagógicas que, via de regra, acontecem no início e no meio do ano letivo são planejadas pelas instituições de educação básica e do ensino superior, com a finalidade de promover a formação continuada dos profissionais que nelas atuam e contribuir para a melhoria da qualidade de ensino.
São pautadas em estudos teóricos sobre temas emergentes e relevantes que dizem respeito ao cotidiano da escola, na relação teoria/prática, tendo em vista as aprendizagens de todos os envolvidos no processo educacional. Têm como objetivo provocar reflexões sobre as práticas docentes e sobre o que precisa ser aperfeiçoado para que tais práticas sejam cada vez mais efetivas e eficazes e reflitam um currículo que, posto em ação, contribua para a formação de cidadãos críticos criativos e solidários capazes de viver num mundo em mudança.
No momento que estamos vivendo, no contexto de retorno às aulas presenciais, depois de mais de três semestres de afastamento da escola, as semanas pedagógicas são tempos muito especiais para refletir sobre o que queremos para as nossas crianças e nossos jovens.
Considerando as urgências do momento, os documentos legais, em especial, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as singularidades de cada escola, da região e da comunidade a que pertencem, no entendimento de um currículo que é dinâmico e flexível, as semanas pedagógicas caracterizam-se pela busca de soluções, por uma constante reconstrução curricular, conferindo novos significados para a educação.
Com o objetivo de fortalecer a educação integral, auxiliando no desenvolvimento de todos os níveis da atuação escolar, o programa Gestão e Formação Educacional do SESI-RS desenvolve um ambiente dialógico e inspirador para todos os gestores escolares e professores durante a Semana Pedagógica através de assessorias, cursos, workshops e oficinas personalizadas. Acesse aqui e saiba mais.