Mulher e propósito: autoconhecimento e aprendizado contínuo

6/04/2022

Trajetória da mulher: conquistas por espaços

Os espaços ocupados pelas mulheres vêm sofrendo mudanças significativas no decorrer dos anos. Tais transformações foram e ainda são estimuladas por lutas e discussões que visam a participação feminina nas mais diferentes esferas sociais.

Os impactos dessas conquistas mostram-se presentes em setores como ciência, arte, educação, esporte, empreendedorismo, entre outros, demonstrando a relevância do papel social das mulheres na construção e no desenvolvimento humano.


Mulher e trabalho: conhecer-se para inovar-se

Apesar dos avanços em relação ao papel social que as mulheres ocupam na sociedade, elas ainda são estimuladas, desde criança, a seguirem comportamentos e padrões que muitas vezes as limitam e as impedem de ascender tanto pessoal quanto profissionalmente. Tal movimento contribui para a falta de autenticidade, uma vez que, para serem aceitas e pertencidas, acabam adaptando-se e moldando-se às situações que lhes são impostas.

Romper com tudo isso é um convite para a busca pelo verdadeiro pertencimento.

Mas o que é, afinal, o verdadeiro pertencimento? Para a pesquisadora americana Brené Brown, pertencimento “não é algo negociado fora de nós, é algo que carregamos dentro do peito. Não requer que você mude; requer que você seja quem realmente é”.

A busca pelo pertencimento começa com o autoconhecimento. Conhecer-se a si mesma, seus talentos, suas habilidades e emoções são aspectos importantes para se empoderar no ambiente pessoal e profissional.


A importância do autoconhecimento e do aprendizado contínuo para gerar o empoderamento da mulher

Empoderar-se é dar a si mesma diferentes oportunidades de crescimento. Fazer um curso de idioma, de autoconhecimento e autocuidado, de gestão das emoções, de alimentação saudável, de gerenciamento corporativo; participar de palestras e workshops são exemplos de formação contínua que desenvolvem gerenciamento profissional e também pessoal.

Aliás, as principais competências para o futuro do trabalho e para a liderança de pessoas estão alinhadas com habilidades desenvolvidas naturalmente pelas mulheres, como flexibilidade, sensibilidade, comunicação, confiança e intuição. O autoconhecimento, aliado ao aprendizado contínuo, desenvolve competências que promovem a ascensão profissional e pessoal.


VOCÊ ESTÁ PREPARADA PARA EMPODERAR-SE E SER LÍDER DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA?

Para ajudar nesse processo, o SESI/RS convida você a conhecer nossos cursos, os quais irão profissionalizar ainda mais o seu talento para o mercado de trabalho.

Se quiser continuar sua reflexão sobre autocuidado e aprendizado contínuo, convidamos você a assistir à live “A coragem de ser você mesma”, ministrada por Vivian Laube, especialista em Liderança e Comportamento Organizacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.