Mostra SESI com@ciência: onde a teoria, a prática, a inovação e a tecnologia educacional dialogam

7/10/2021

 

Você já participou da Mostra SESI Com@Ciência? Se sim, entenderá com mais facilidade o que explicaremos a seguir, aqui no blog. Caso ainda não tenha participado, terá a oportunidade de conhecer um pouquinho deste grande evento do SESI/RS. Vamos lá?

A Mostra SESI Com@Ciência é um dos maiores eventos de educação do RS. Ela surgiu com o objetivo de estimular a ciência, a inovação e a criatividade de todos os seus participantes e visitantes por meio da divulgação de trabalhos dos alunos da Rede SESI/RS.

Mais do que uma mostra, é um momento dos alunos, que são os grandes protagonistas deste evento. É o palco que demonstra como a metodologia SESI/RS de educação é disruptiva e permeada pela inovação, tecnologia, criatividade, pesquisa, construção de competências e habilidades para resolução de problemas, levando ao desenvolvimento integral dos estudantes.

A Mostra SESI Com@Ciência, mediante do trabalho de seus estudantes, proporciona acesso a palestras e debates que corroboram com a prática realizada em nossas escolas, trazendo à tona conceitos, teorias e metodologias de ensino que fundamentam a nossa prática educativa.

Além disso, há a imersão em ambientes que proporcionam a experimentação, por meio de oficinas de música, leitura, robótica, tecnologias de baixa e alta densidade baseadas numa abordagem mão na massa, com metodologias ativas.

Ampliando o olhar educativo

Participar da Mostra SESI Com@Ciência, portanto, permite, assim, uma ampliação do olhar educativo, elucidando práticas disruptivas e o impacto destas na vida dos alunos, como também conduz à reflexão sobre a necessidade de uma educação inovadora e de uma formação continuada de professores apropriada para os dias atuais.

Em 2019, na 2º edição da Mostra Sesi Com@Ciência, o professor da Universidade de Columbia (EUA), Paulo Blinkstein, brindou os participantes com importantes registros: “Não se pode usar um discurso de educação progressista sem recurso e sem preparo“.  

E nesse contexto, em que nos valemos do alinhamento entre o discurso e a metodologia educacional, acompanhados de inovadores e promissores recursos alicerçados em formação continuada é que a Mostra SESI Com@Ciência vem como um  espaço em  que os participantes podem vislumbrar práticas educativas e as infinitas possibilidades das diferentes tecnologias e suas possíveis relações com as áreas do conhecimento, familiarizando-os com a inovação, conhecimentos científicos, processos criativos e a busca de resoluções de problemas do cotidiano.

Toda essa imersão, seja pela mostra de trabalhos, palestras, debates ou de oficinas, vem no sentido de elucidar a importância de práticas educativas pautadas em conhecimento científico, pesquisa, inovação e tecnologia, auxiliando na construção do conhecimento, na aprendizagem dos alunos, nas competências e habilidades necessárias para o século XXI, aguçando curiosidades e fomentando interesses de alunos e visitantes de modo a assisti-los nas suas escolhas para vida estudantil, laboral e em sociedade.

Mais que um evento, uma experiência única

Esse é o espírito que a Mostra SESI Com@Ciência mantém. Um evento de educação com os estudantes como protagonistas, possibilitando aos demais membros escolares (educadores, gestores, professores) e visitantes novos olhares no sentido de conceberem o que é possível fazer em educação ao ampliar os horizontes e o engajamento em benefício do aprimoramento, do fortalecimento e até revolução da educação básica, na construção de competências e habilidades para a resolução de problemas e no desenvolvimento integral dos estudantes.  

E com esse propósito de ser uma experiência única, a qual palavras não são capazes de expressar o seu real alcance e dimensão, é que acontece a Mostra SESI Com@Ciência, onde a teoria, a prática, a  inovação e a tecnologia educacional dialogam!

Para saber mais informações sobre o evento, acesse www.sesicomciencia.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.