As Escolas SESI de Ensino Médio são reconhecidas por sua abordagem inovadora e focada na formação integral dos alunos. Essa trajetória teve início em 2014, na cidade de Pelotas/RS, com a inauguração da primeira turma de estudantes. Dez anos depois, com outras quatro Escolas implantadas e muitas histórias para contar, a Mostra SESI ComCiênci@ de 2024 (MSC) contemplará os princípios que norteiam a proposta pedagógica das instituições.
Por meio de palestras, oficinas, exposição de projetos, bate-papos, torneios de robótica e outras atividades, a MSC nos convida a um passeio pelos princípios da Escola SESI. Dentre eles, destacamos cinco:
Os alunos das Escolas SESI são incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na resolução de problemas reais, com uso de tecnologia. Na Mostra SESI ComCiênci@ você poderá visitar os estandes dos projetos e conversar com os autores sobre o desenvolvimento da pesquisa.
A emergência climática tem sido amplamente discutida no Rio Grande do Sul, tendo em vista as enchentes de maio de 2024. Diante desse cenário, a sustentabilidade emerge como um imperativo. Como princípio das Escolas SESI, a busca por soluções sustentáveis sempre esteve presente no desenvolvimento de projetos. Este ano, a MSC abordará a temática também por meio de palestra e oficinas.
Este princípio promove o desenvolvimento de habilidades críticas e empáticas nos alunos, incentivando a troca de ideias, a resolução de conflitos de forma pacífica e a construção coletiva do conhecimento. Ao valorizar a comunicação aberta e o respeito mútuo, as escolas formam cidadãos mais conscientes, capazes de contribuir para uma sociedade mais justa e colaborativa. Este aprendizado será demonstrado, por exemplo, no Papo SESI, ciclos de bate-papos destinados aos estudantes visitantes, onde os protagonistas são os alunos das Escolas SESI e suas trajetórias acadêmicas articuladas com o mundo do trabalho.
O desenvolvimento de competências empreendedoras no Ensino Médio por meio de projetos é essencial na preparação dos estudantes para os desafios do mundo contemporâneo. Essas competências, que incluem criatividade, inovação, resolução de problemas e habilidades de liderança, são fomentadas por meio de projetos que incentivam os alunos a identificar oportunidades, planejar e implementar suas ideias. Tais projetos estarão em evidência na MSC.
Compreender e valorizar as culturas juvenis é essencial para uma Escola que dialogue com a realidade dos alunos e promova um aprendizado mais significativo. Quando a Escola faz isso fortalece o senso de pertencimento e identidade dos estudantes, e os coloca em posição de autoria e protagonismo, com ética e cidadania. Culturas juvenis constituem um modo de fazer e pensar na Escola SESI, que estará presente na MSC, seja em debates, projetos, oficinas, Papo SESI.
A Mostra SESI ComCiênci@ ocorrerá de 5 a 8 de novembro, no SESI Canoas. O evento é totalmente gratuito e elaborado para toda a comunidade escolar (alunos, educadores, gestores) e público interessado em Educação.