Carta para um Gestor Escolar

10/10/2022

Olá, faz algum tempo que não conversamos e refletimos sobre a Gestão da Escola. Então quero, nestas breves linhas, voltar a alguns temas importantes, de extrema relevância para nossa atuação e vivência diária. Estes temas que são muito caros para todos que estão nesta caminhada profissional.

Como estamos agindo e nos apresentando para nossos pares, para os colegas, para os professores, para as crianças, jovens e famílias, enfim para a comunidade escolar? A forma que lideramos e/ou fazemos a Gestão na Escola está causando algum efeito positivo, alguma influência direta ou indireta na aprendizagem dos estudantes? Conseguimos olhar, ponderar e agir sobre os dados e indicadores que representam nossa escola? E como estamos cuidando, elaborando, construindo, pensando e realizando as mudanças que a nossa escola precisa? São muitos e diversos os pontos de atenção e que precisam estar em nosso olhar como Gestor, por isso, entendo que podemos caminhar mais rapidamente se estivermos sozinhos, mas poderemos ir mais longe e com resultados mais sólidos e positivos para todos se a jornada for compartilhada.

A Gestão vai imprimir um sentido para equipe, com maior ou menor eficiência e eficácia no alcance dos resultados no aprendizado dos estudantes. Podemos e devemos permanentemente realizar nossas ações da melhor maneira possível e com o melhor uso dos recursos disponíveis. Compartilhando as estratégias com a equipe, ouvindo e buscando alternativas dentro e fora da Escola. Assim a nossa liderança precisa ajudar as pessoas a entenderem para onde estamos indo e porque escolhemos este caminho e não outro.

Com impactos relevantes e positivos no aprendizado seguimos através do exemplo, demonstrando e atuando para que o ensino e a aprendizagem sejam prioridades. Onde planejamos, avaliamos e monitoramos o currículo, juntos e com todos da equipe pedagógica e professores, estimulando, inclusive a participação de estudantes nestas discussões. Ainda, criando uma cultura de altas expectativas e garantindo os recursos e pessoal adequados para que este ambiente de aprendizagem se realize e seja caracterizado pelo apoio, respeito e segurança para todos, em todos os sentidos.

Nestas reflexões iniciais, já indicamos nossas principais funções e ações na Escola, onde precisamos atuar na melhoria educacional (Pedagógica), na manutenção do ambiente, cuidado com o orçamento e com o pessoal (Administrativa) e ainda buscar focar em mudanças positivas das práticas pedagógicas e seus sistemas de apoio (De Mudança). Sempre atuando de forma compartilhada com a equipe da Escola.

No dia a dia, dentro da intensa dinâmica e da realidade que vivemos, nossa equipe vai se consolidando desenvolvendo um comprometimento profundo com os propósitos e objetivos comuns da Escola. Não esquecendo de promover processos inclusivos e a competência coletiva, atentos ao pensamento “existem três caminhos para o fracasso: não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina, e não perguntar o que se ignora” referenciado ao pensador britânico Beda. As potências individuais, agora somadas no coletivo crescem e ficam maiores, compartilhando entre todos as melhores soluções para os problemas e desafios que se apresentam, expandindo o uso dos recursos e mantendo a equipe unida e focada, evitando a dispersão e o isolamento. Em um ambiente saudável, a equipe escolar pode cooperar/colaborar/compartilhar, o que é muito mais do que apenas fazer parte.

Estamos em um constante processo de autoavaliação, com objetivo de impactar positivamente no aprendizado dos estudantes e equipe, qualificando as relações na Escola e na Comunidade. Esta forma de olhar para dentro com sensibilidade, afeto e responsabilidade, entendendo os tempos, necessidades, interesses e maturidade de cada um, as múltiplas histórias de vida e da Instituição, será muito importante para diminuir as contradições e criar um espaço de criatividade e inovação que irá subsidiar as mudanças necessárias.

Finalizo aqui, aguardando as tuas reflexões para continuarmos a conversa. Escreva nos comentários abaixo.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos com o objetivo de fortalecer a educação integral, auxiliando no desenvolvimento de todos os níveis da atuação escolar? Conheça o programa Gestão e Formação Educacional do SESI/RS para professores e gestores escolares. Pare acessar as informações, clique aqui.

 

Autor: Alain Cassio Luis Beiersdorf, Especialista em Gestão pelo Conselho Britânico e certificado internacionalmente pelo Google Certified Educator. Atualmente, faz parte da equipe do programa Gestão e Formação Educacional do SESI RS.

4 comments on “Carta para um Gestor Escolar

  • Hilda Liana diehl says:

    Muito bom!! Acredito q este texto resumo com muita propriedade a função social do gestor escolar q de fato quer fazer a diferença na educação dos estudantes. A ação da gestão escolar, associada a gestão das mantenedoras, q demandam, e primordial para a manutenção de bons professores e resultados exitosos no desenvolvimento cognitivo e socioemocionais de nossos estudantes.

    Reply
  • Rafaela Rech says:

    Bom dia!
    Acredito que pensar a gestão escolar de forma individual provoca a perda de algo pelo caminho. No coletivo é possível colaborar, valorizar e ser valorizado, escutar e ser escutado. Mesmo que as decisões finais precisam ser do gestor, estar atento às falas da equipe auxilia na tomada de decisão ao mesmo tempo que se conhece o grupo e as necessidades da escola.

    Reply
  • Aline Selhane says:

    Alain, muito boas as provocações! O pensar e o fazer uma Educação de Qualidade, que promova de fato APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA aos nossos alunos, contribuindo para comunidade escolar, bem como seu entorno, passa muito pela prática do GESTOR! Muito bom! 🙂 Obrigada pelas provocações!

    Reply
  • Alberto Dorneles says:

    O texto é um convite para refletirmos sobre nossa atuação como gestor. Cada um dos itens da carta abre uma possibilidade de aprofundamento e autoavaliação. Obrigado.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.