Em um mundo com constantes transformações tecnológicas, sociais, econômicas e ambientais, as juventudes contemporâneas precisam se adaptar rapidamente às novas realidades. Isso significa desenvolver habilidades que vão além do conhecimento acadêmico. Por isso, é fundamental que as escolas invistam em metodologias que estimulem a autonomia e o olhar crítico dos estudantes por meio de aprendizagens que os preparem para os desafios do presente e do futuro.
No Ensino Médio do SESI, valorizamos o trabalho coletivo, a experimentação e a construção de conhecimentos baseados em resolver situações-problema já presentes no cotidiano dos jovens, a partir de uma metodologia de projetos. Além de um engajamento mais profundo e significativo, essa abordagem incentiva o desenvolvimento de competências essenciais como pensamento crítico, criatividade, colaboração e resolução de problemas.
Com os projetos, os estudantes têm a oportunidade de criar soluções para os desafios contemporâneos da sociedade, aplicando o conhecimento construído na sala de aula ao mundo ao seu redor.
Muitos desses projetos se destacam em mostras nacionais e internacionais de inovação, educação e empreendedorismo, sempre baseados em temáticas relevantes e atuais, como: tecnologia e inclusão, sustentabilidade, reciclagem de materiais, diversidade, inovação e saúde, uso de materiais alternativos na indústria, entre outros.
O desenvolvimento de projetos é interdisciplinar, com abordagem STEAM, permitindo que os estudantes compreendam como diferentes áreas do conhecimento se conectam e se complementam para resolução de problemas. Esse entendimento é fundamental para o desenvolvimento de habilidades transversais, que combinam conhecimentos técnicos com competências socioemocionais
As Escolas SESI promovem também a aproximação com o mundo do trabalho no itinerário de Formação Técnico e Profissional em parceria com o SENAI. O segundo itinerário, Ciências da Natureza e Matemática, propõem um aprofundamento nas referidas áreas. Juntos, os itinerários oportunizam aos estudantes uma possibilidade de ampliação de escolhas para a construção de seu projeto de vida.
Nosso ambiente de aprendizagem, em tempo integral, proporciona um espaço seguro para a experimentação, curiosidade e inovação, incentivadas em todos os espaços escolares. Nesse contexto, os estudantes se tornam protagonistas de suas aprendizagens, constroem competências para sua formação integral conectada ao mundo contemporâneo.
Antes de ingressar nas Escolas SESI, os futuros estudantes passam por um processo seletivo no qual já experimentam alguns dos nossos princípios e metodologias como o uso de tecnologias, o diálogo e o contato com conteúdos que serão trabalhados durante as aulas.
Nossas vagas para estudantes do 1º ano do Ensino Médio são abertas a toda comunidade. Se os jovens forem dependentes de trabalhadores da indústria, além da vaga, ganham bolsas de estudos de até 100%.
Nossos editais de processo seletivo para o primeiro ano do Ensino Médio em 2025 já estão abertos, tanto nas escolas SESI de Canoas e Lajeado que inauguram suas atividades no próximo ano quanto nas escolas SESI já ativas, localizadas nas cidades de Pelotas, Sapucaia do Sul, Gravataí, Montenegro e São Leopoldo.
Empreendedorismo: como desenvolver competências na escola
Educação híbrida com espaços, presenças, tecnologias e culturas