A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é essencial na inclusão educacional de pessoas acima de 18 anos que não concluíram os estudos na idade regular. Motivos como dificuldades financeiras, trabalho e distância da escola são comuns entre os alunos da EJA. O retorno desses estudantes à escola deve ser valorizado com um ensino estimulante e relevante, que não apenas motive, mas também prepare para o mundo do trabalho atual, cada vez mais tecnológico e dinâmico.
O desenvolvimento da robótica na EJA é um exemplo de prática inovadora que visa engajar os estudantes por meio da resolução de problemas, pensamento crítico e trabalho em equipe. Essa abordagem não só promove o protagonismo dos alunos, mas também os prepara para os desafios contemporâneos, integrando conceitos STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) de maneira prática e aplicada.
Os Torneios de Robótica da EJA exemplificam essa iniciativa, proporcionando experiências de aprendizagem significativas. Realizados anualmente, os torneios incluem equipes de alunos orientadas por professores, que recebem desafios diversos, culminando em uma competição final, realizada durante a Mostra Sesi ComCiência. Além do aspecto técnico, são valorizados o trabalho em grupo, a pesquisa e a apresentação, incentivando uma educação que prepara os estudantes para enfrentar o mercado de trabalho de forma competente e confiante.
Cada edição do torneio aborda temas atuais, como logística 4.0 e saúde e bem-estar, adaptando-se às necessidades contemporâneas e promovendo a interdisciplinaridade. Os critérios de avaliação e premiação são delineados para valorizar diferentes habilidades e perfis dos participantes, garantindo uma participação inclusiva e significativa para todos.
Assim, a Robótica e os Torneios de Robótica da EJA não apenas enriquecem o aprendizado dos estudantes, mas também reforçam habilidades socioemocionais essenciais, como colaboração e resolução de conflitos. Essas iniciativas exemplificam como a educação inovadora pode transformar a experiência educacional, preparando os alunos não apenas para o presente, mas para um futuro promissor e desafiador.
AUTORA: Fernanda Costa Arusievicz, doutoranda em Informática na Educação (PPGIE/CINTED/UFRGS), Mestre em Informática na Educação (IFRS), Especialista em Alfabetização (PUCRS), com aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação e em Letramento Digital e Tecnologia Educacional (UFC), Graduada em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa (PUCRS). Atualmente está coordenadora de Tecnologias Educacionais, na Gerência de Educação do SESI-RS.
One comment on “Torneio de Robótica EJA SESI-RS: Desafios transformados em oportunidades.”
Agradeço por nos proporcionar informações tão relevantes.