Tempo: se não se pode com ele, gerencie-o

19/08/2022

Controlar o tempo sempre foi uma necessidade para os humanos. Antes mesmo do calendário que seguimos atualmente, o qual inicia a contagem a partir da data estimada do nascimento de Cristo, algumas civilizações, como chineses e judeus, já registravam o tempo por meio de calendários próprios, muitos ainda hoje reconhecidos. A sociedade moderna, por sua vez, instaurou ao tempo um status ainda mais dinâmico e regulador. Diante disso, e não sendo possível medir forças com o tempo, gerenciá-lo de forma adequada ganhou metáfora de miragem, que, quando alcançada, contribui para a qualidade de vida e o bem-estar.

O tempo e os diferentes papéis sociais

O exercício da cidadania e a vivência em sociedade estão intrinsecamente associados à atuação de cada um de nós em diferentes papéis sociais. Somos, ao mesmo tempo, pais, filhos, namorados, profissionais, estudantes.

Vivenciamos as responsabilidades, as alegrias e as tristezas desses papéis. É o preparo do café da manhã para a família, a reunião na escola do filho, o prazo da demanda do trabalho, a entrega da atividade avaliativa da faculdade, a aula na academia.

As consequências da falta de gestão do tempo

Todas essas incumbências sociais resultam em uma sobrecarga de tarefas que, se não geridas, nem sempre conseguimos realizá-las no tempo estimado.

Quantas vezes deixamos de fazer o curso que queremos, ler o livro que compramos ou assistir a série de que todos estão falando por falta de tempo?

Muitas vezes, a saída encontrada é redimensionar a entrega, adiar a tarefa, fazer hora extra, deixar de participar de um evento social etc. Porém, a falta de gestão do tempo compromete não somente a nossa produtividade como também a nossa saúde e as relações sociais.

Uma pesquisa da FGV EAESP, em parceria com as empresas Talenses e Gympass, apontou, em junho de 2022, que 43% dos brasileiros estão com sobrecarga de trabalho. Com a implementação do trabalho remoto, a partir da pandemia da COVID-19, a queda da produtividade em razão da má gestão do tempo no home office, por exemplo, é a preocupação de 35% das empresas, de acordo com pesquisa da Ahgora, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para gestão de pessoas.

Os impactos do gerenciamento do tempo

A falta de gestão do tempo é, com certeza, uma discussão contemporânea e de nível mundial. Muitas vezes, o acúmulo de tarefas e sua procrastinação contribuem para um sentimento de frustação tanto do tempo perdido quanto do domínio da nossa própria vida.

Fazer um calendário pessoal, com foco em demandas diárias e nos diversos papéis em que ocupamos, é um dos recursos que possibilitam uma melhor gestão do tempo.

Além disso, aspectos como: focar-se mais durante a execução das atividades realizadas, investindo menos tempo em distrações; destinar horários específicos a atividades físicas e de lazer; programar de forma mais adequada o prazo de entrega das demandas para ser possível cumpri-las, por exemplo, também fazem a diferença no gerenciamento do tempo.

Tecnologia e gerenciamento do tempo

Agora, se você é do time que se desorganiza mais ainda ao tentar se organizar com papel, calma! Nem tudo está perdido! Use a tecnologia como sua aliada. Hoje, já é possível encontrar uma gama de aplicativos e plataforma gratuitos que auxiliam na administração das tarefas. Dê uma olhada nesta lista:

  • RescueTime: esse aplicativo auxilia você a observar seu comportamento na internet, identificando em quais sites você gasta mais tempo.
  • Evernote: funciona como um bloco de notas no qual você consegue organizar projetos e atividades diárias. Nele, é possível criar textos, anexar fotos e até desenhar à mão. Tudo isso, de forma itinerante, sempre junto com você.
  • Toggl: é um aplicativo que analisa o tempo que você está gastando em cada tarefa da sua lista. Ao final de um projeto, você consegue uma análise quantitativa sobre o tempo gasto em cada demanda.
  • Todoist: permite que você organize as suas atividades por prazos e categorias com acesso, inclusive, de forma offline. Pode ser utilizado em Android ou iOS e em desktop.

Pensar em todos os aspectos que envolvem o gerenciamento do tempo é como distribuir a rotina nos turnos do dia – manhã, tarde e noite: a gente sabe que eles existem, nos programamos para atuar sobre eles, mas sem sempre avançamos na prática.

Por isso, não faça do tempo uma miragem.  Como não podemos pará-lo, precisamos gerenciá-lo. E para te ajudar nessa tarefa, o SESI/RS disponibiliza o curso Gestão do tempo. Clique aqui para conhecê-lo e ganhe o dia! EAD tem que ser SESI/RS.

Autora: Marceli Tessmer Blank, Doutora em Educação. Atualmente integra a equipe da gerência de Serviços Digitais do SESI/RS.

8 comments on “Tempo: se não se pode com ele, gerencie-o

  • Wilmar Kessler says:

    Assunto de suma importância para nossa realidade, sabendo das correrias do dia a dia, e as atividades que só aumentam.

    Reply
    • Gerenciar o tempo é um assunto bem importante para executar qualquer tipo de atividade… ter em mente uma programação, junto com tudo isso lembra que todo tipo de trabalho tem seus custo seja eles quais for, é sempre bom ter cuidado com metas asserem cumpridas para entregar uma atividade no seu prazo com exedo…

      Reply
    • Gerenciamento do tempo ótimo Conteúdo, além de minimizar a rotina do dia-dia proporciona há ter um melhor controle das atividades de trabalho organizando melhor cada etapa, trazendo melhores resultados positivos. muito importante este conteúdo obg grupo SESI por disponibilizar…

      Reply
  • Artigo sucinto mas motivador. Gostei de saber das ferramentas e aplicativos para auxiliar a administrar as tarefas diárias, não conhecia

    Reply
    • Cursos do SESI-RS says:

      Oi, Valdira! Que bom que o conteúdo foi útil pra você. Ficamos muito felizes com o seu comentário! Você já conhece os Cursos do SESI-RS? Clica aqui e dá uma olhada!

      Reply
    • Cursos do SESI-RS says:

      Oi, Rose! Que bom que você se interessou! Ao concluir este ou qualquer outro curso do SESI-RS, você recebe na hora um certificado de conclusão. Clique aqui e confira mais sobre este e outros cursos!

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação tá on!
© Todos os direitos reservados.
© Todos os direitos reservados.