Estamos sempre mudando, e a popularização da internet e das mídias digitais acelerou ainda mais as transformações do mundo. Para acompanhar o desenvolvimento do aluno do século XXI, a escola precisa ter a sua estratégia básica bem definida e aplicada no currículo. Mas, você já parou para pensar sobre o currículo da Educação Básica e quais elementos são fundamentais para um ensino adequado ao novo milênio?
Currículo pode ser um conjunto de estudos ou de uma disciplina, acompanhado de objetivos, conteúdos, metodologias, materiais e avaliação — tudo aquilo que é necessário para colocá-lo em prática. No caso da Educação Básica, o currículo também deve refletir os valores e conceitos do atual momento da sociedade e envolver o ecossistema completo da escola.
Em países como o Brasil, um dos grandes desafios é garantir a equidade com diversidade e a unidade sem padrões, respeitando as normas gerais e as diferenças regionais. Além disso, o currículo deve ser pautado nas aprendizagens dos alunos e no desenvolvimento de habilidades e competências, independentemente de localização ou classe social. Por isso, é importante entender a realidade e a necessidade de cada município.
O currículo da rede pública é iniciado nas leis aprovadas no Congresso Nacional, que transitam pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação, atendendo à Base Nacional Comum Curricular. Esse processo só é detalhado e concluído dentro das escolas estaduais ou municipais.
É no seu Projeto Político Pedagógico que cada instituição tratará as competências a serem desenvolvidas e os conteúdos curriculares para os diferentes anos, etapas ou modalidades da Educação Básica. No caso das escolas particulares, as orientações nacionais são observadas e, a partir delas e das concepções da mantenedora, são elaboradas as propostas didático-pedagógicas. Quando há uma rede, cada escola reflete o currículo geral, mesmo que as instituições não estejam situadas no mesmo município ou estado.
Uma proposta curricular contém princípios que caracterizam o que e como ensinar. É preciso educar de forma contextualizada e interdisciplinar. Pensando nos desafios do nosso tempo, alguns pontos são fundamentais para a formação do aluno:
Esses elementos são a base de uma metodologia capaz de desenvolver cidadãos críticos, criativos, solidários, que aprendem a fazer, a ser e a conviver, no presente e para a vida toda. É assim que formamos pessoas protagonistas e empreendedoras, capazes de criticar, argumentar, ouvir e participar ativamente da transformação da sociedade.
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